IDM oferta cursos para inclusão no mercado de trabalho

O Instituto Dom Moacyr (IDM) abriu nesta segunda, 29, um total de 140 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Serão ofertadas, inicialmente, quatro turmas de auxiliar de cozinha e três de salgadeiro, com 20 educandos cada.

O público beneficiado é composto de estudantes do ensino médio da rede pública – inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA) -, trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência da renda.

O Pronatec visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da Educação Profissional.

As atividades ocorrerão em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), que já está preparando as cozinhas comunitárias para receber os concludentes dos cursos em diferentes bairros da cidade. A SEPN cederá carrinhos para a comercialização dos salgados e alimentos produzidos pelos salgadeiros, como forma de incentivo inicial em seus empreendimentos.

As atividades dos cursos, em Rio Branco, serão realizadas nas seguintes localidades: Igreja Presbiteriana da Floresta, Corporação do Corpo de Bombeiros, Igreja Assembleia de Deus do bairro Vila Acre, Igreja Católica do bairro São Francisco e Comunidade de Reintegração Caminho de Luz e Escola Técnica em Saúde.

“O Pronatec tem como grande mérito a expansão da oferta de educação profissionalizante em todo o país, e o Acre não poderia ficar de fora. Fomos ousados ao propor cursos de formação em todos os municípios, a nossa expectativa é de que todos participem”, diz a coordenadora da Escola Técnica em Saúde, Anna Abreu.