O secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, proferiu palestra com o tema: “Segurança Pública: Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos” a um grupo de cerca de 200 servidores da Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri (Natex), de todas as linhas de produção. O evento foi solicitado por Kelma Castro de Oliveira, coordenadora operacional da Natex.
A ideia, segundo Kelma Oliveira, é discutir com profundidade a segurança pública, dadas as muitas variáveis responsáveis pelos problemas relacionados ao tema. “Ao abordar o assunto, buscaremos desmistificar a visão, já ultrapassada, da clássica polícia paternalista, que tinha tão somente a função repressiva”, observou a coordenadora da Natex.
Conforme Emylson Farias, de fato, a polícia é a instituição mais diretamente envolvida com a criminalidade, atraindo para si uma grande responsabilidade. Ele explicou que o assunto é bem mais abrangente do que parece e, certamente, há muitas outras instituições envolvidas na busca de uma cultura de paz, como, por exemplo, escolas, igrejas e famílias.
“Segurança pública só se faz com a participação social. É fundamental discutir esse tema com a sociedade, além de apresentar as perspectivas do que será feito e, mais do que isso, explicar como o cidadão pode participar desse processo de construção de uma comunidade pacífica”, disse Farias.
Durante a palestra, ele observou que essa divisão de responsabilidades é garantida na própria Constituição Federal, afirmando que a segurança pública é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos.
“É importante essa visão holística da segurança pública. Uma visão integradora, não puramente policialesca, mas um olhar formativo, que tem que chegar a todos os ambientes, e nós somos responsáveis por esse trabalho”, disse Joel Bezerra, diretor do Campus em Xapuri do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).