Agendamentos especializados são realizados em unidades básicas de saúde e HC

Orientação visa facilitar acesso da população aos serviços prestados pela Sesacre (Foto: Fagner Delgado/Assessoria PMRB)
Orientação visa facilitar o acesso da população aos serviços prestados pela Sesacre (Foto: Fagner Delgado/Assessoria PMRB)

Para facilitar o acesso aos serviços de consultas e exames especializados ofertados pela rede pública de saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a gerência do Complexo de Regulação informa que a população da capital deve dar início ao processo de agendamento nas unidades básicas de saúde de Rio Branco que são habilitadas para agendamentos. (Confira a lista).

O gerente do Complexo Regulador, Moisés Viana, explica que o esclarecimento se faz necessário para evitar que a população se dirija ao local errado e, assim, retarde o início de seu tratamento de saúde.

“O paciente deve procurar o primeiro atendimento na unidade básica [posto de saúde] ou Urap [Unidade de Referência em Atenção Primária]. Havendo necessidade, o médico irá solicitar atendimento especializado e fará o encaminhamento. Após isso, o paciente deve procurar a unidade básica mais próxima que possua habilitação para realizar agendamento de consulta especializada, evitando que a pessoa necessite realizar grande deslocamento à procura do serviço”, detalha Viana.

Mudanças foram discutidas durante reunião da equipe do Complexo Regulador (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Mudanças foram discutidas durante reunião da equipe do Complexo Regulador (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Aos pacientes de outros municípios, a orientação é de que busquem as secretarias de Saúde de sua cidade e procurem os agendadores, que procederão com o mesmo protocolo realizado nas unidades básicas da capital.

“Disponibilizamos vagas via sistema para a maioria dos municípios e aqueles que não estejam habilitados ao acesso via sistema, os encaminhamentos são agendados por meio do Complexo Regulador e devolvidos ao município de origem para que seja informado ao paciente”, completa Moisés Viana.

Para dar início ao processo de agendamento de consultas ou exames especializados, o paciente deve ter em mãos o Cartão do SUS (Serviço Único de Saúde) e um documento de identificação original.

Em se tratando de exames especializados, o paciente deve procurar o Hospital das Clínicas (HC) para realizar o agendamento, com exceção do agendamento de Raio-X, que estão sendo feitos nas unidades básicas de saúde de Rio Branco. “Em parceria com o serviço de regulação municipal de Rio Branco, o Complexo Regulador Estadual disponibiliza vagas mensalmente para que os exames de raio-X sejam agendados pela atenção básica e realizados no serviço de imagem do INTO/AC”, esclarece o gerente.

Interconsultas têm diferenciação – Moisés Viana frisa que há um diferencial apenas para os pacientes que durante consulta com especialista são indicados a passar por outro.

“Por exemplo, se a pessoa foi ao cardiologista no HC e lá esse profissional indicou que ela também fosse consultada por um neurologista, neste caso, trata-se de uma interconsulta, ou seja, já há um vínculo com a unidade. Nesse caso, o paciente deve procurar um dos guichês de agendamento do HC”, esclarece.

(Foto: Arquivo Secom)
Para agendar consultas ou exames especializados, o paciente deve ter em mãos o Cartão do SUS (Foto: Arquivo Secom)

TFD – O gerente reforça, ainda, que a central de atendimento instalada no prédio da Sesacre é responsável apenas pelos serviços de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

“São serviços como a abertura de processo para o tratamento fora de domicílio, entrega de relatório de alta para que o paciente retorne para seu domicílio de origem, entrada no pedido de ajuda de custo e, ainda, serviços de informação no que diz respeito ao trabalho do Complexo Regulador. Mas, se o paciente precisar acessar exames e consultas, ele deve procurar a atenção básica e o HC”, conclui Moisés Viana.