Ouvir e estar próxima à comunidade, estas são algumas das soluções apontadas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Atualmente, as equipes estão atuando nas regiões rurais da capital e de Sena Madureira, Senador Guiomard, Porto Acre e Bujari.
A ação que tem como objetivo estabelecer uma relação de aproximação entre a Polícia Militar do Acre (PMAC) e a comunidade, é desenvolvida em visitas e reuniões com moradores, por meio de palestras educativas, que visam oferecer um maior conhecimento a respeito de questões ambientais atuais.
Para o comandante do BPA, major Carlos Augusto Negreiros, este trabalho de aproximação é de fundamental importância para o serviço policial.
“Com essa estratégia de ouvir a comunidade, temos conseguido um êxito importante, pois já recuperamos motocicletas e apreendemos armas de fogo e ainda orientamos a população sobre como evitar crimes ambientais”, explicou Negreiros.
Ação comunitária será estendida a outros municípios
Durante o ano de 2016, o comando do BPA tem como estratégia operacional desenvolver ações comunitárias na zona rural também de outros municípios.
“Essa semana fizemos Capixaba e Xapuri e, a partir do dia 2 de maio, iremos iniciar um treinamento em Cruzeiro do Sul, com quinze policiais militares, onde buscaremos montar um núcleo do BPA naquela cidade e, assim, oferecer um trabalho que atenda a comunidade daquela região”, concluiu o oficial.