Primeiro colégio militar do Acre deve ser implantado ainda este ano

Primeiro colégio militar do Acre deve serimplantado ainda este ano (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Primeiro colégio militar do Acre deve serimplantado ainda este ano (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com a perspectiva de inovar o sistema de oferta do ensino educacional no estado, o governador Tião Viana, em reunião com as equipes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e Polícia Militar (PMAC) nesta terça-feira, 29, na Casa Civil, anunciou que ainda este ano deve ser implantado o primeiro colégio militar do Acre.

Localizada na Cidade do Povo, a unidade de ensino ofertará vagas para a comunidade, seguindo a eficiência da gestão e da qualidade de ensino das outras instituições de ensino militar do país. A implantação da segunda escola militar está prevista para 2017.

“Está definido agora que teremos duas escolas militares -uma do Corpo de Bombeiros e outra da Policia Militar -, que devem seguir esses dois modelos de formação. A primeira terá suas atividades iniciadas já em 2016, e a outra, no início de 2017”, conta o secretário de Educação, Marco Brandão.

As escolas funcionarão em tempo integral, obedecendo ao currículo comum para a formação militar. Podem ingressar na escola militar todas aquelas pessoas que a princípio se interessem pelo sistema.

“Todos, incluindo os filhos dos militares, podem participar do teste de seleção da escola, que se dará por meio de concurso. Os selecionados farão parte de um ensino que será uma inovação no estado, no qual o governo do Estado se interessa por inovar, e vai oferecer o ensino integral que será administrado pelos militares da corporação”, explica o comandante do CBMAC, coronel Carlos Gundim.

Práticas educacionais fortalecidas

O colégio militar do Acre seguirá o parâmetro das escolas de outros estados que já foram visitadas pelas corporações. A intenção é implantar no Acre um ensino muito forte na área de ciências exatas, redação e práticas esportivas.

“Será uma referência para o Norte, pois esse é um sistema de ensino que trabalha fortemente atividades para que o aluno se mantenha longe dos ilícitos ou das drogas”, conclui Gundim.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter