Detran tira dúvidas sobre como participar do leilão de veículos

Os interessados em participar dos leilões poderão realizar cadastro pelo site do Detran (Foto: Daigleíne Cavalcante/Detran)
Interessados em participar dos leilões poderão realizar cadastro pelo
site do Detran (Foto: Daigleíne Cavalcante/Detran)

A Divisão de Leilões do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta os interessados em participar do próximo leilão de veículos, marcado para o dia 19 de abril, em Rio Branco.

Comprar veículos em leilão de carros apreendidos é uma ótima forma de economizar, por isso a venda nessa modalidade cresce cada vez mais. Para que a compra seja acertada, é importante conhecer o procedimento em seus detalhes.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente de Leilão do Detran, Ana Melo, a primeira orientação imprescindível é ter atenção aos detalhes do Edital de Leilão, previsto para ser publicado no Diário Oficial dia 3 de abril.

Qualquer pessoa, maior de 18 anos, pode participar do certame, bastando apenas que realize o cadastro e a visitação dos veículos que irão a leilão, no pátio do Detran.

“Pela primeira vez o cidadão vai poder se cadastrar por meio do site do Detran [www.detra.ac.gov.br], mas isso não descarta a obrigatoriedade da visitação dos veículos no parqueamento do órgão”, enfatiza a presidente.

Outra orientação importante é sobre o leilão de sucatas. Só podem concorrer nessa categoria empresas credenciadas junto à Corregedoria do Detran. Após o credenciamento, os representantes também devem realizar o cadastro e a visitação para estarem aptos ao leilão.

Em relação às dívidas dos veículos, vale ressaltar que o comprador não paga os débitos antigos de multas e IPVA nem as taxas de reboque e diárias de depósito. O valor pago pela compra do veículo é usado para cobrir essas despesas.

Após o arremate do veículo

Para os arrematantes de veículos é importante salientar que o prazo para pagar o valor ofertado é de 24 horas após o leilão. A partir disso a leiloeira poderá emitir a nota, e o novo proprietário, iniciar o processo de transferência do veículo.

“Além do valor do lance no leilão, o arrematante pagará 5% para a empresa leiloeira e 3,4 de ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços], além das taxas de transferência e vistoria”, explica a diretora de operações do Detran, Shirley Torres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter