![A lista foi anunciada pelo diretor do Procon/AC, Diego Rodrigues (Foto: Val Fernandes/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/MG_4879-580x387.jpg)
Na manhã desta terça-feira, 15, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Acre) apresentou o ranking das empresas mais reclamadas do estado. A divulgação, realizada anualmente, marca o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março.
O ranking corresponde aos atendimentos do ano de 2015, que chegaram a 18.730. Desse total, 87,6% foram resolvidos sem a necessidade de abertura de processo administrativo.
![Pelo 6° ano consecutivo, a Eletrobrás lidera o ranking de reclamações com 128 atendimentos (Foto: Val Fernandes/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/MG_4900-300x224.jpg)
Pelo sexto ano consecutivo, a Eletrobras Distribuição Acre lidera a lista das empresas mais reclamadas, com quase 26% do total de reclamações, das dez apresentadas pelo órgão.
A relação segue com a empresa de telefonia OI S/A em segundo lugar, que recebeu 90 reclamações. O Banco Cruzeiro do Sul vem em seguida, com 60 registros, ocupando a terceira posição. Na quarta e na quinta posição aparecem a Romera e o banco BMG, com 45 reclamações cada.
Para o diretor do Procon/AC, Diego Rodrigues, a divulgação da lista das empresas mais reclamadas é uma ação importante para levar informação ao consumidor e é permitida pelo Código de Defesa do Consumidor.
“Todas as sanções cabíveis permitidas pela legislação nós temos aplicado, como multas e outras penalidades. Temos trabalhado fortemente na fiscalização dessas empresas. Infelizmente, o retorno ainda não é satisfatório, mas o Procon está atuando. Esta agenda de hoje é fundamental para que o consumidor possa cada vez mais formalizar suas reclamações”, concluiu.
Confira o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2015 do Procon/AC