A Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou na segunda-feira, 7, a cerimônia de abertura do 1º curso de Formação da Guarda Mirim em Porto Acre.
Ao todo, 50 adolescentes compõem a turma. O evento ocorreu na Faculdade Batista Betel, na Vila do Incra, e contou com a presença de gestores da faculdade, representantes do município e oficiais militares.
O curso terá duração de oito meses e contará com 21 disciplinas, entre elas comportamento ético, educação ambiental, educação física e sobrevivência na selva, além de um curso técnico para capacitá-los para o mercado de trabalho.
Fruto de uma parceria entre Polícia Militar, Faculdade Batista Betel e Prefeitura de Porto Acre, o projeto Guarda Mirim se tornou realidade. A ação visa atender os adolescentes, fazendo com que os jovens tenham consciência cívica e moral por intermédio da hierarquia e da disciplina.
“É um privilégio acompanhar a abertura do curso de Guarda Mirim, pois, além de trabalhar no caráter do jovem que representa o futuro da sociedade, o curso formará cidadãos conscientizados nas decisões de suas vidas”, observou o comandante do Policiamento Operacional I, tenente-coronel Marcos Kinpara.
Segundo o responsável pelo curso, major Edener Franco, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (5ºBPM), a comunidade de Porto Acre prestigiará um projeto que mostrará frutos positivos de um esforço conjunto entre educação e segurança.
“O curso mudará a vida dos jovens, pois trabalhará neles o respeito, para que isso se reforce na vida familiar, a conscientização do futuro no mercado, para que tenham escolhas sábias perante as suas carreiras e a visão positiva da polícia”, disse o oficial.