Centro de Estudos de Línguas inicia aulas para quatro mil alunos

Secretário de Educação, Marco Antonio Brandão, dá a as boas vindas aos alunos, para mais um semestre (Foto: Inêz Lopes/SEE)
Secretário de Educação, Marco Antonio Brandão, dá as boas-vindas aos alunos para mais um semestre (Foto: Inêz Lopes/SEE)

O secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, abriu oficialmente nesta segunda-feira, 29, o semestre dos cursos de idiomas oferecidos pelo Centro de Estudos de Línguas, o CEL, na Avenida Getúlio Vargas. Segundo informou a coordenação da instituição, neste ano serão pelo menos quatro mil alunos estudando gratuitamente inglês, espanhol, francês e italiano, nas mais de 200 turmas por semestre.

Ao fim de quatro anos, eles estarão fluentes no idioma escolhido. São jovens como João Gabriel Santos da Silva, 17, que termina este ano seu ciclo total, falando e escrevendo fluentemente em língua inglesa.

“O diferencial aqui é que eu pude aproveitar bastante. É que os mesmos recursos usados nos cursinhos particulares são os mesmos daqui. Até os nossos mestres são ou da Ufac ou de cursinhos e, portanto, muito capacitados para nos ensinar”, explica Silva, cuja fluência ele espera não perder nunca mais porque tem dois amigos que também frequentaram o CEL e estão em constante contato.

João Gabriel fala fluentemente o inglês, graças ao curso de quatro anos no CEL (Foto: Inêz Lopes/SEE)
João Gabriel fala fluentemente o inglês, graças ao curso de quatro anos no CEL (Foto: Inêz Lopes/SEE)

A prioridade dos cursos de idiomas oferecidos pelo centro é sempre para os estudantes da rede pública de ensino. “Mas a comunidade em geral também pode participar, e temos absorvido significativamente essa demanda”, frisa Kellen Duarte, coordenadora em exercício e professora de inglês do CEL.

Desde sua implantação, em 2011, estima-se que ao menos 15 mil pessoas passaram pelos cursos, em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul (cidade distante 640 quilômetros da capital).

“Trata-se de uma oportunidade ilimitada de absorção de conhecimento, uma vez que, por meio de um segundo idioma, um mundo variado de conteúdos científicos, filosóficos e culturais se abre diante dessas pessoas e as engrandece ainda mais como seres humanos”, ressalta Brandão.

Outro fator importante é estimular a formação de futuros professores de idiomas, incentivando os estudantes a prosseguir os estudos nas faculdades e universidades e depois seguir a carreira pública nas redes municipal e estadual de ensino.

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