Cavar, plantar, regar, cultivar e colher. Esses são alguns dos passos que a agricultura orgânica percorre, desde quando o homem começou a se relacionar com a terra e considerar a sua importância como principal fonte de alimentos.
Hoje, ela busca se desenvolver a partir de manejos sustentáveis, com atenção especial para a preservação ambiental, a agrobiodiversidade e os ciclos biogeoquímicos visando a qualidade de vida humana.
Em Rio Branco, o quadro “Comunicação é Cultura”, conversou com produtores rurais na Feira dos Orgânicos, realizada todas as sextas e sábados há mais de uma década nas proximidades do Mercado Elias Mansour.
A feira se mantém com o trabalho realizado por grupos de produtores da zona rural com apoio do governo do Estado. É um exemplo de resistência às práticas de cultivo nocivas utilizadas na agricultura moderna.
“Qualquer tipo de fruta ou legume que chega ao Acre, oriundos de outros estados, sofre com a logística. É importante ressaltar que a melancia entre outros frutos produzidos aqui, possuem uma qualidade superior aos dos outros estados e chegam à mesa das famílias acreanas sem nenhum tipo de conservante químico”, explicou o agrônomo Carlos Pais.
A técnica de produção respalda o fornecimento de alimentos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade. Sem nenhuma utilização de pesticidas ou conservantes químicos, a cultura orgânica preserva a qualidade da água utilizada na irrigação, assim não poluindo o solo nem o lençol freático.
A não utilização de substâncias tóxicas beneficia a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação, contribuindo diretamente com a promoção e para promover e restauração da biodiversidade local.
“O nosso trabalho acontece em menores proporções. Vendemos o que também consumimos e assim vamos buscando contribuir com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida da população acreana’’, declarou o produtor rural, Valdir de Souza.
Na rede
A reportagem produzida pela equipe da TV Aldeia na Feira dos Orgânicos, pode ser assistida na íntegra na página da Rede Aldeia no Facebook.
O próximo trabalho, que será exibido na segunda, 29, vai abordar os bastidores da equipe da TV Aldeia, Rádio Aldeia e Difusora Acreana durante a transmissão do primeiro Jogo do Campeonato Acreano de Futebol 2016.
O quadro “Comunicação é Cultura” faz parte do telejornal Notícias da Aldeia, vai ao ar diariamente, às 18 horas, com reprises às 21 horas do mesmo dia e às 9h30 do dia seguinte.