Governo entrega PDCs no Juruá e beneficia diretamente mais de 600 famílias

O governador Tião Viana entregou nesta sexta-feira, 3, os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC) para comunidades em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana entregou nesta sexta-feira, 3, os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC) para comunidades em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Foram 226 quilômetros e três “solenidades”, todas embaixo de mangueiras, em meio às comunidades rurais. O governador Tião Viana entregou nesta sexta-feira, 3, os Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC) para comunidades em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, beneficiando diretamente mais de 600 famílias, num investimento de mais de R$ 850 mil.

Segundo o secretário de Produção, Lourival Marques, foram beneficiadas as comunidades Nova Cintra, Foz do Paraná dos Mouras, Muralhas, Treze de Maio, Alto Pentecostes, Bom Futuro, Periquito, Santa Luzia. Com os recursos, as comunidades investiram em roçadeiras, motores, sementes, trilhadeiras, bombas, trituradores graneleiros, combustível, pulverizador e outros equipamentos e insumos que ajudam na produção.

“Aqui é a mão estendida do governo para as comunidades rurais, para a produção familiar, com um apoio para que o produtor tenha alternativas contra o uso do fogo, contra o desmate e tenha mais qualidade de vida", disse o governador Tião Viana  (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Aqui é a mão estendida do governo para as comunidades rurais, para a produção familiar, com um apoio para que o produtor tenha alternativas contra o uso do fogo, contra o desmate e tenha mais qualidade de vida”, disse o governador Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Aqui é a mão estendida do governo para as comunidades rurais, para a produção familiar, com um apoio para que o produtor tenha alternativas contra o uso do fogo, contra o desmate e tenha mais qualidade de vida, possa ter mais conforto. E os planos de desenvolvimento não vem sozinhos, porque também estamos anunciado quatro mil toneladas de calcário para 200 produtores do Juruá, mecanização para recuperação de áreas, piscicultura e outras ações de governo voltadas para a produção familiar”, disse o governador Tião Viana.

Sebastião Nascimento, da comunidade Alto Pentecostes, em Mâncio Lima, não conteve a felicidade ao ver os equipamentos sendo entregues: “Agora tá chovendo no roçado do produtor, porque calcário, mecanização, e todos estes equipamentos que os PDCs possibilitaram a gente adquirir são uma verdadeira chuva na nossa produção”, comentou.

Aleac aprova ações de governo

“E nós estamos empenhados em aprovar os projetos que beneficiam o povo do nosso estado, principalmente os voltados para os mais carentes", disse o deputado Élson Santiago (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“E nós estamos empenhados em aprovar os projetos que beneficiam o povo do nosso estado, principalmente os voltados para os mais carentes”, disse o deputado Élson Santiago (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Num governo sob o regime democrático, o Executivo precisa da aprovação do Legislativo para executar boa parte de suas ações, principalmente as que não são executadas com recursos próprios e requerem financiamentos. Para isso a parceria e o entendimento da Assembleia Legislativa é fundamental. “E nós estamos empenhados em aprovar os projetos que beneficiam o povo do nosso estado, principalmente os voltados para os mais carentes, as populações tradicionais e os produtores familiares”, disse o presidente da casa, Élson Santiago.

O deputado Jonas Lima se mostrou indignado com o que considerou descaso de alguns deputados com o povo acreano. “São pessoas que não tem compromisso e não querem o desenvolvimento do nosso estado porque votam contra projetos como este, em que o governo traz para as comunidades mais distantes a esperança de crescimento e desenvolvimento”, comentou.

Para o deputado federal Thaumaturgo Lima, coordenador da bancada acreana em Brasília, os PDCs são uma forma do Governo trazer aos produtores tecnologia  (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para o deputado federal Thaumaturgo Lima, coordenador da bancada acreana em Brasília, os PDCs são uma forma do Governo trazer aos produtores tecnologia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para o deputado federal Thaumaturgo Lima, coordenador da bancada acreana em Brasília, os PDCs são uma forma do Governo trazer aos produtores tecnologia. “O trabalhador rural passa o dia com um terçado na mão, fazendo trabalhos pesados, e há equipamentos que trazem não só tecnologia ao homem do campo, mas alternativas ao desmate e às queimadas”, disse.

Sobre os PDCs

O Planos de Desenvolvimento Comunitário (PDC) fazem parte do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Sustentável do Acre (Proacre). Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, são documentos, discutidos com cada comunidade, onde os produtores apontam as necessidades para melhorar a produção e as condições de trabalho.

 

Com os recursos, as comunidades investiram em roçadeiras, motores, sementes, trilhadeiras, bombas, trituradores graneleiros, combustível, pulverizador e outros equipamentos e insumos que ajudam na produção Sérgio (Foto: Vale/Secom)

Com os recursos, as comunidades investiram em roçadeiras, motores, sementes, trilhadeiras, bombas, trituradores graneleiros, combustível, pulverizador e outros equipamentos e insumos que ajudam na produção Sérgio (Foto: Vale/Secom)

 

Com as orientações em mãos, o governo entrega os recursos às comunidades, que adquirem os equipamentos, insumos e outros materiais que foram escolhidos pelos moradores. O Proacre foi criado ampliar o acesso aos serviços básicos de saúde e assistência técnica e extensão rural, melhorando também os métodos de produção sustentável.

Galeria de imagens

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter