A tradição nordestina dos nossos avós, antepassados e colonizadores estará marcada no Encontro dos Sanfoneiros do Acre. Em sua segunda edição, o projeto apresentará no palco da Arena dos Folguedos, no Arraial Cultural, neste sábado, 7, show com 21 acordeonistas. Dirigidos pelo instrumentista André Dantas e o baixista James Fernandes, o encontro marcará a mistura da cultura do norte e nordeste.
A apresentação dos acordeonistas de vários municípios acreanos, com idade entre 17 e 70 anos, dirigidos pelo músico James Fernandes faz parte de um projeto do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour de revitalizar a música regional no Acre, que tem como incentivadores dessa rica cultura, os sanfoneiros, os zabumbeiros e tantos outros músicos.
“Nada mais rico do que prestar a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, reunindo a fina flor da nossa cultura, os sanfoneiros. Esse projeto teve início no arraial do ano passado, hoje ganhou corpo, e com certeza terá sua continuidade. O projeto já rendeu até um documentário produzido pelos alunos do curso de cinema da Usina de Arte”, disse Francis Mary, presidente da FEM.
O encontro com representantes dos ritmos regionais, sanfoneiros que tocam esse instrumento que tão bem representa a identidade musical acreana e nordestina, acontece na noite que o evento celebrará o Centenário de Gonzagão, com show do neto do Rei do Baião e filho de Gonzaguinha.
O Arraial Cultural acontece na Amadeo Barbosa até domingo, 8, numa realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Garibaldi Brasil e da Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.