Os integrantes que compõem as bandas de fanfarras do Acre intensificam, durante toda a semana, os ensaios para o 13o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, previsto para os próximos dias 18 e 19, no Ginásio do Sesi.
O Colégio Acreano é uma das escolas que irão participar. Com 29 integrantes, o grupo passou por mudanças, e agora integra a categoria de banda marcial, que utiliza instrumentos de metais e sopro de três teclas.
O estudante Otávio Augusto, 12, é um dos integrantes da banda. Otávio aprendeu a tocar trompete há apenas três meses, mas já domina o instrumento com maestria. “Comecei lendo as notas. Quando me senti seguro, comecei a tocar, e pedi para ingressar na banda. Participar do campeonato é uma das formas que eu uso para aprender cada dia mais”, diz.
Segundo o maestro da banda, João Paulo Santos, a intensificação dos ensaios é cansativa, mas os competidores estão confiantes. “A expectativa é muito grande. O incentivo desses músicos é ter um espaço para tocar, e o campeonato oferece isso. Todos estão ansiosos para mostrar um belo trabalho”, avalia.
A competição terá uma única fase, e as melhores corporações serão premiadas com troféus e medalhas. A campeãs gerais, em suas categorias técnicas, serão premiadas com um cheque de R$ 10 mil.