Governo do Mato Grosso conhece experiências na produção familiar do Acre

Jair Siqueira visita propriedade e conhece a parceria entre produtores familiares e o Governo do Acre (foto: Leônidas Badaró/Secom)
Jair Siqueira visita propriedade e conhece a parceria entre produtores familiares e o governo do Acre (foto: Leônidas Badaró/Secom)

Durante esta terça-feira, 15, o assessor técnico da Secretaria de Produção Familiar do Estado do Mato Grosso, Jair Siqueira, conheceu algumas experiências desenvolvidas no setor produtivo acreano.

O objetivo da visita é conhecer os avanços na economia do Estado desencadeadas a partir de parcerias público-privado-comunitárias.

É o caso, por exemplo, do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia. Siqueira foi recebido pelo diretor do empreendimento, Ricardo Montenegro, que explicou toda a concepção do projeto que garante a participação da iniciativa privada, do governo do Estado, por meio da Agência de Negócios do Acre (Anac), e dos produtores familiares que fazem parte da Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre.

Durante toda a manhã, o assessor do governo mato-grossense conheceu as instalação do mais moderno complexo de peixes do país, visitando o Centro de Alevinagem, a Fábrica de Ração e o Frigorífico de Processamento de Peixes.

“Eu fiquei muito impressionado com o tamanho do empreendimento. Eu não imaginava que o Acre tivesse algo deste porte. Fico feliz em ver que o povo, o governo e os empresários acreanos se uniram para construir um projeto que vai servir de exemplo para todo o Brasil”, destaca Jair Siqueira.

Agenda inclui visita a produtores de hortaliças no Bujari

No período da tarde, acompanhado do Diretor de Produção da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Diogo Sobreira, o representante do governo do Mato Grosso conheceu algumas experiências de sucesso em propriedades na zona rural de Bujari, principalmente na produção de horticultura e criação de peixes.

A Seaprof desenvolve há anos um programa de fortalecimento no cultivo de hortaliças, oferecendo apoio técnico e construindo centenas de casas de vegetação.

“Quando nossos programas despertam a atenção de um estado de grande produção como o Mato Grosso, é sinal de que estamos no caminho certo”, afirma Sobreira.

Mato Grosso é o maior produtor de milho e soja do Brasil. Mesmo assim, Siqueira diz que o estado tem muito a aprender com o Acre quando se trata de produção familiar. “Nossa piscicultura ainda é incipiente. Temos a humildade de dizer que ainda temos muita coisa a aprender, e esse projeto de piscicultura de vocês é um exemplo para nós”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter