Concurso de roteiro de curta-metragem premia escolas de Cruzeiro do Sul com viagem para a Espanha

O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando 1° lugar, com a estória da “Lenda da cobra grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva (Foto: Assessoria SEE)
O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando 1° lugar, com a estória da “Lenda da cobra grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva (Foto: Assessoria SEE)
O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando 1° lugar, com a estória da “Lenda da cobra grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva (Foto: Assessoria SEE)

O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando 1° lugar, com a estória da “Lenda da cobra grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva (Foto: Assessoria SEE)

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), promoveu o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema – o Lugar Onde Vivo”, em escolas públicas da rede estadual participantes do Programa Mais Educação em Cruzeiro do Sul.

O Programa da Escola Professor Antônio de Barros Freire ficou entre os cinco roteiros vencedores, alcançando o primeiro lugar, com a estória da “Lenda da Cobra Grande”, produzido pelas alunas Ivi Sibele Rocha de Barros e co-autoria de Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva, estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

“Ainda não acredito que fomos vencedores, pois é muito difícil ouvirmos o nome do Acre em ações tão importantes. Agora temos que nos preocupar com a organização do curta para fazermos ainda mais bonito”, salientou Ivi Sibele, aluna responsável pela obra escrita.

Os cinco roteiros vencedores serão produzidos pela TV Escola (Ministério da Educação) como curta metragem e apresentados e exibidos pelos alunos responsáveis vencedores de cada Estado no Congresso de Línguas do Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano.

Para a professora Fátima Sena, coordenadora do Programa Mais Educação na escola, o resultado surpreendeu a todos, “Quando a correspondência chegou a nossa escola, convidando os alunos do Mais Educação a participarem do concurso, decidi nos escrever, mas o tempo não era nosso aliado, tivemos apenas um dia e meio para escrever, montar o roteiro e enviar”, comentou a coordenadora.

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O Concurso consistiu na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.

O Programa Mais Educação, fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas. No macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias”, voltado para a criação de “ecossistemas comunicativos” e o uso adequado das tecnologias da informação, insere atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.

Assim, o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” foi de encontro ao Programa ao contribuir para a criação de pequenos documentários e curtas metragens, envolvendo os estudantes em pesquisas, na produção e no fortalecimento da escrita e levando-os, portanto, a refletirem e recriarem suas vidas em movimento, por meio da capacitação técnica e estética e de aprendizagens significativas.

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