SEE e Dom Bosco realizam I Seminário de Acessibilidade na Educação Inclusiva

O evento é voltado para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, principalmente os que atuam em escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
O evento é voltado para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, principalmente os que atuam em escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
O evento é voltado para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, principalmente os que atuam em escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

O evento é voltado para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, principalmente os que atuam em escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Com o objetivo de continuar levando educação de qualidade para todos os segmentos de ensino, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) Dom Bosco realizaram nesta quinta-feira, 28, o I Seminário de Acessibilidade na Educação Inclusiva, trabalhando a temática “Valorizando as Diferenças nas Deficiências”.

O evento é voltado para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, principalmente os que atuam em escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais. Por meio do encontro debateram-se assuntos voltados para a valorização igualitária das diversas formas de deficiências (visual, auditiva, física e intelectual), que constituem a necessidade de práticas educacionais especiais, ou seja, adaptadas para as capacidades iniciais destes alunos.

Rosilda Moura, coordenadora do NAP Dom Bosco, explicou que “este tipo de evento ainda é muito importante para trabalharmos o ensino adequado às necessidades dos alunos que precisam de métodos mais elaborados para aprender. A dedicação para aprender novas metodologias é característica fundamental em todo educador que trabalha com alunos especiais: é uma área da Educação em constante mudança”.

Entre as palestras ministradas para os participantes, estão “Formação docente no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais” e “A inserção do deficiente intelectual no mercado de trabalho”, além das mesas redondas “Acessibilidade social e educacional” e “Questões éticas e técnicas no gerenciamento da inclusão”, com participação da Secretaria de Ação Social e do Núcleo de Apoio a Família Dom Bosco.

Coordenadora do Ensino Especial da SEE, Úrsula Maia representará o Acre no II Prêmio de Experiências Inclusivas, realizado em Brasília no dia 1º de julho, onde irá palestrar sobre as ações do Estado no Benefício dePrestação Continuada (BPC). “O Estado do Acre possui hoje mais de 4 mil alunos incluídos na Educação Especial, e levar estas experiências positivas como referência acreana para todo o Brasil é um motivo de muito orgulho para a Secretaria”, disse a coordenadora.

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