Mulheres aprendem a fazer sabão de forma artesanal (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), comunidades que residem na periferia de Rio Branco então sendo beneficiadas com cursos profissionalizantes.
Durante toda esta quinta-feira, 3, foi ofertado o curso de confecção de sabão, sabonetes líquidos e gel para massagem.
Cerca de 40 mulheres dos bairros Santa Inês e Taquari se dividiram em duas turmas para aprender a técnica. “É uma possibilidade de qualificação profissional, para que as famílias consigam compor a renda familiar e não se tornem presas fáceis de traficantes de drogas, com promessas de ganhar dinheiro de forma ilícita”, explicou o secretário adjunto de Integração Social da Segurança Pública, Vanderlei Thomas.
Para o técnico florestal da Funtac Cláudio Conde, a ideia é ensinar a produção de sabão com materiais recicláveis, como óleo de fritura, do qual um litro derramado na terra pode poluir cerca de um milhão de litros de água.
A pescadora e dona de casa Raimunda Jerônimo da Silva fala do interesse de participar da capacitação: “O que o meu marido ganha mal dá para a gente se alimentar. Quero poder dar um conforto maior para meus dois filhos”.