Embaixador do Peru no Brasil visita governador Tião Viana

O governador Tião Viana recebeu na tarde desta quarta-feira, 13, o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona Medina, e o cônsul do Peru no Acre, Jesús Carranza, para uma conversa informal. Na pauta, a integração dos dois países. Foram discutidas ações que estão ao alcance de cada um para estreitar os laços e fortalecer economias e culturas.

Medina está no Acre para participar do Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste, que acontece na quinta e sexta-feira, 14 e 15, como parte da programação do aniversário de 50 anos do Estado.

O governador Tião Viana falou da preocupação com o desenvolvimento sustentável tanto do Peru quanto da Bolívia, países vizinhos e irmãos e que precisam crescer de forma harmoniosa, pois fazem fronteira e têm uma grande proximidade entre os povos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai participar do seminário, a convite do governador Tião Viana, para trazer informações sobre o Fundo Amazônia, que pode financiar estratégias de desenvolvimento econômico dentro dessa linha.

O governador Tião Viana recebeu, na tarde desta quarta-feira, 13, o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona Medina (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu, na tarde desta quarta-feira, 13, o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona Medina (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em 2009, 30 brasileiros cruzaram a fronteira com o Peru através do Acre. Em 2011 o número saltou para 30 mil. “Isso demonstra o grande potencial que temos em termos de turismo”, disse o governador Tião Viana.

O embaixador apresentou a proposta de integrar como uma única região geográfica as selvas amazônicas brasileira, peruana e boliviana para que os pesquisadores de universidades amazônicas possam ter trânsito livre para suas pesquisas, por exemplo. Pela segunda vez no Acre, Medina ouviu do governador Tião Viana todas as ações e projetos de integração dos países, dos povos e das culturas, entre elas a ideia de oferecer ensino bilíngue nas escolas de ensino fundamental do Acre.

“Estamos vivendo um momento histórico de muito entusiasmo. No seminário vamos ouvir novas ideias e tomar decisões importantes para o nosso desenvolvimento”, disse o embaixador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter