Com o tema “Avanços e Desafios das Redes de Atenção Psicossocial (RAPs) de Rio Branco”, a palestra promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) teve como proposta promover uma roda de conversa sobre os avanços e desafios na implantação das RAPs no estado.
O evento contou com a presença do coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), Roberto Tykanori.
Durante o evento, houve apresentação de projetos da saúde estadual que desenvolvem ações voltadas para os pacientes em tratamento psiquiátrico, além de prevenção contra álcool e drogas junto a jovens e adolescentes em idade escolar.
“O coordenador está conhecendo a realidade local, e levando aos participantes o que o Ministério da Saúde pensa em relação à Política Nacional de Saúde Mental e à implantação das RAPs”, explicou a gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Kariny Gonçalves.
Participaram do evento, representantes das secretarias de Saúde do Acre e de Rio Branco, da Associação de Pacientes e Amigos da Saúde Mental do Acre (Apasama), Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do MPE, gestores e profissionais da área de saúde mental.
Roberto Tykanori é uma das grandes referências nacionais em Saúde Mental. Já colaborou com o MS em várias oportunidades, e tem extenso histórico no movimento da reforma psiquiátrica no Brasil.
Tykanori esteve à frente do processo de reforma psiquiátrica em Santos, primeira cidade brasileira que fechou um manicômio e construiu uma rede com serviços, como Núcleos de Apoio Psicossocial e outras experiências pioneiras: Cooperativa de Trabalho Paratodos, Rádio Tam-Tam, Centro de Valorização da Criança (anterior ao ECA), entre outros.
“O Acre vem crescendo e avançando ao longo dos últimos anos na construção das RAPs e preparando professores das escolas públicas, para atuar na prevenção do uso de drogas e álcool pelo público jovem. Com esse encontro, vamos aprofundar ainda mais essa discussão”, disse Tykanori.