A seleção de candidatos à função de diretor escolar na rede pública estadual de educação básica para o período 2016/2019 foi prorrogada.
Todos os interessados têm até o próximo dia 16 para concluir as atividades da capacitação. Antes da eleição direta pela comunidade escolar, é preciso cumprir os pré-requisitos previstos em edital. Um deles é a certificação no curso preparatório realizado pelo Instituto Dom Moacyr.
A Comissão Organizadora do Processo de Seleção de Candidatos à função de diretor escolar considerou a necessidade de mudança na data devido a problemas de instabilidade da rede elétrica e/ou internet.
Muitos candidatos se manifestaram como prejudicados devido ao acesso restrito à plataforma de ensino a distância, o que impediu a efetivação de trabalhos e avaliações.
Desde a lei 1513, de 11 de novembro de 2003, passou a ser exigida a formação dos professores para que o desempenho da gestão escolar fosse melhorado. A carga horária de 80 horas prevê o aprendizado sobre planejamento, avaliação institucional e monitoramento, entre outros. Os diretores possuem mandato de quatro anos.