A abertura do II Curso da Escola Brasileira de Mastologia e II Workshop Multiprofissional em Oncologia Mamária em Rio Branco foi realizada na tarde de quinta-feira, 22, no auditório da Faculdade Meta (Fameta). O evento será encerrado no sábado, 24.
O objetivo é atualizar os profissionais e apresentar-lhes as novas tecnologias que estão sendo utilizadas na área de oncologia mamária.
Além das palestras, o mastologista da Universidade Federal do Sergipe e cirurgião especializado em Oncoplástica Maurício Resende realiza nos dias 23 e 24, no Hospital das Clínicas (HC), cirurgias de reconstrução mamária em pacientes da unidade que tiveram de retirar o seio em decorrência do câncer de mama.
“Esse evento é de grande importância para o aperfeiçoamento profissional e curricular, já que é uma área que está em constante crescimento em todo o estado, e quanto maior a qualificação melhor será o atendimento aos pacientes”, relatou Lucilene Nascimento, técnica em radiologia.
Para a enfermeira assistencial Liliane Maia, do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), a formação é de grande utilidade. “O Cecon, por estar na ponta deste atendimento, veio participar para montar essa parceria e fornecer aos profissionais uma qualificação a mais para poderem realizar um atendimento de qualidade às pacientes”, disse Liliane.
O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Acre e Fameta, com o apoio do governo do Estado, Universidade Federal do Acre (Ufac), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Prefeitura de Rio Branco (PMRB), Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) e Laboratório Bionorte.