A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), representada pela Divisão de Saúde do Homem, participou da segunda edição deste ano do programa Comandos de Saúde nas Rodovias, voltado para a saúde de motoristas de caminhões, ônibus e carretas, que ocorreu nesta quarta-feira, 21, no pátio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Durante todo o dia, os profissionais puderam ter acesso a exames como aferição de pressão, testes de glicemia e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), consultas médicas e odontológicas, vacinas, cortes de cabelo e orientações com relação aos cuidados com a saúde e no trânsito.
De acordo com o chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Nelis Newton, essa é um forma de ajudar os motoristas que passam muito tempo na estrada e não encontram tempo de cuidar da saúde. “Devem ser atendidos ao longo do dia 80 profissionais”, disse.
“A Sesacre já é parceira desse programa há algumas edições. Estamos aqui promovendo informações para os motoristas, falando da importância de cuidarem da saúde, orientado e informando sobre doenças mais frequentes nessa profissão, por exemplo”, explicou o urologista Mauro Trindade.
O motorista Itamir Joviniano Diniz, 51 anos, não perdeu tempo e correu para fazer os exames e se consultar. “Dificilmente vou ao médico, tanto pela rotina quanto pela falta de costume mesmo. Hoje, vim aqui e vou fazer todos os exames, consultar, cortar o cabelo, fazer logo tudo a que tenho direito”, afirmou.
Criado em 2006, o programa é realizado pela PRF e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Corpo de Bombeiros e Sesacre, entre outras instituições. Por ano, são desenvolvidas quatro edições.