Empresários de empresa francesa vêm ao Acre para celebrar parceria

(Foto: Angela Peres/Secom)
Parceria completa dez anos (Foto: Angela Peres/Secom)

No aniversário de dez anos da empresa francesa Veja Fair Trade – Vert no Brasil -, os empresários da marca vieram ao Acre para celebrar a data na floresta.

A comitiva, que chegou no sábado, 17, a Rio Branco, conheceu o Seringal Cachoeira, situado em Xapuri.

Os empresários vieram compartilhar sua história de sucesso com os seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes de Assis Brasil, responsáveis pela produção da borracha nativa utilizada na fabricação dos solados LRT®, usados em 100% dos tênis produzidos e comercializados pela marca.

A parceria entre a empresa Veja, governo do Acre e associações e cooperativas de seringueiros, iniciada em 2005, contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Folha Defumada Líquida (FDL), uma tecnologia inovadora de beneficiamento da borracha nativa que agrega valor à produção do seringueiro dentro da floresta.

Desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB) e implantada nos seringais nativos do Acre com apoio do governo estadual, a FDL é uma alternativa de melhoria da renda para os extrativistas, subsidiada pela Lei Estadual Chico Mendes e por meio do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (Sisa).

O décimo aniversário da empresa reuniu seringueiros, lideranças comunitárias e representantes do governo e da Veja, na futura sede da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes (AMOPREAB), para uma grande festa, um forró tradicional do seringal, no domingo, 18, que celebrou as conquistas e boas perspectivas para a próxima década.

Nesta segunda-feira, 19, a comitiva almoça com os seringueiros e participa de uma demonstração de FDL na floresta. A agenda se encerra nesta terça-feira, 20, com uma reunião no gabinete do governador Tião Viana.

COP 21

Durante a Conferência Anual das Partes sobre o Clima (COP 21), em Paris (sede da empresa), no próximo mês, a Veja e o governo do Acre estarão juntos mostrando ao mundo experiências concretas e bem sucedidas de desenvolvimento sustentável e economia de baixo carbono na Amazônia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter