Cobradora de ônibus aprende inglês para se comunicar com turistas

(Foto: Diego Gurgel/Secom)
Cobradora da linha de ônibus do Irineu Serra aprendeu a falar inglês (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Uma situação cotidiana do seu emprego levou a cobradora de ônibus Dayana dos Santos a procurar o Centro de Estudo de Línguas (CEL) do governo e se matricular no curso de inglês. “Na linha que eu trabalho há muitos estrangeiros que vêm visitar o túmulo do Mestre Irineu e conhecer as igrejas do Daime”, diz.

Dayana percebeu a necessidade e tratou de se aprimorar. “Quero aprender para poder me comunicar melhor com os passageiros e dar uma informação necessária”, afirma a cobradora.

(Foto: Assessoria SEE)
Mais de mil acreanos serão beneficiados com a oferta do centro (Foto: Assessoria SEE)

Além de oferecer um serviço de excelência a quem precisa utilizar o coletivo para conhecer esses pontos turísticos, Dayana está abrindo para si mesma a porta de um mundo novo. A língua inglesa ocupa hoje o terceiro lugar no ranking das mais faladas no mundo, perdendo somente para o mandarim e o hindi. São 545 milhões falantes de inglês no globo.

A partir de agora, a cobradora da linha de ônibus do Irineu Serra será mais uma integrante dessa comunidade mundial.

Com o CEL, o governo do Acre vem permitindo que muitas pessoas como Dayana, que moram na Amazônia, cercada por rica cultura e diversidade, mas extremamente distantes dos grandes centros urbanos, realizem o sonho de dar esse importante passo de integração.

Sobre o CEL

CEL1-580x352

Criado em 2011, o CEL já formou cerca de 3.500 alunos nos níveis básico e intermediário. Atualmente funciona com 180 turmas de 20 alunos. Atende à população de Rio Branco e Cruzeiro do Sul com os cursos de inglês, espanhol, italiano e francês.

Segundo a coordenadora do centro, Nágila Dourado, a língua mais procurada é a inglesa. “Aproximadamente 70% dos nossos alunos cursam inglês.”

Ela explica ainda que os editais para as matrículas saem no início e no meio de cada ano: “As inscrições são semestrais e a escolha é realizada por ordem de inscrição. O público alvo são estudantes da rede pública, e as vagas remanescentes, destinadas à comunidade”, enfatiza.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter