Uma feira de oportunidades de negócios entre o Brasil e o Peru através das regiões de Ucayali e Acre. Essa é a proposta da II Expoamazónica, que acontecerá em Pucallpa, fronteira com Cruzeiro do Sul, de 12 a 15 de julho.
A feira é organizada pelo Governo Regional de Ucayali e pela Usaid Peru (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). O governador Tião Viana garantiu a participação de uma comitiva acreana na feira, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
O evento traz um festival gastronômico – incluindo uma cozinha modelo para que os chefs dos países participantes possam preparar pratos na hora -, rodadas de negócios, apresentação e comercialização de produtos agrícolas, artesanais e industriais.
|
Segundo Carlos Fernando Henderson Lima, vice-presidente regional de Ucayali, a estimativa de público é de 20 mil pessoas e há a garantia de 100 compradores de supermercados e hoteis, clientes em potencial dos produtos apresentados na feira. Ele defendeu a integração com o Acre através da ferrovia e falou da disposição das autoridades peruanas em batalhar por recursos para a construção da obra.
Leia mais Governo do Estado estreita laços com o Peru Estudantes de intercâmbio peruano retornam ao Acre Governo e empresários do Peru discutem implantação de empresa no Acre |
Tião Viana retribuiu a atenção do departamento vizinho ao Acre convidando para um Fórum de Desenvolvimento Econômico e Cooperação, em comemoração aos 50 anos da elevação do Acre à categoria de Estado. O seminário terá a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o contato e financiamento de propostas da Bolívia e do Peru.
O secretário Edvaldo Magalhães, da Sedens, será o responsável por organizar a participação acreana na feira. “É mais uma oportunidade de firmar relações comerciais com os peruanos, que têm muito a oferecer e muito a comprar”, comentou.