A força do trabalho e a valorização do servidor público acreano

No Acre, a trajetória histórica do trabalho desenvolvido pelo servidor público deu um salto gigantesco (Foto: Arquivo Secom)

No Acre, a trajetória histórica do trabalho desenvolvido pelo servidor público deu um salto gigantesco (Foto: Arquivo Secom)

A história do Dia do Trabalho remonta ao ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio daquele ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. No mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores num movimento conturbado e com várias mortes. Depois da conquista de direitos, vários países do mundo inteiro instituíram o 1º de maio como o Dia do Trabalho.

Leia mais

Filmoteca Acreana comemora o Dia Internacional do Trabalho com sessões de cinema gratuitas

Tião Viana e CUT dialogam sobre ações de governo

Iteracre aproxima suas ações das instituições sindicais dos trabalhadores rurais

No Acre, a trajetória histórica do trabalho desenvolvido pelo servidor público deu um salto gigantesco. Em números absolutos, enquanto o número de servidores ativos e inativos passou de 33.433 funcionários em 1998 para 42.381 em abril de 2012, aumento de 27%, a folha salarial passou de R$ 21.199.899,68 em 1998 para R$ 137.694.741,21 em abril de 2012, o que representa um aumento de 548%. Mais do que um símbolo da melhoria salarial do funcionário público acreano, esses números representam a valorização dos servidores ao longo do tempo, num processo de implantação administrativa que tem mudado a cara do funcionalismo do Estado.

Compromisso

Ao longo dos últimos 13 anos foram grandes as mudanças na administração pública (Foto: Arquivo Secom)

Ao longo dos últimos 13 anos foram grandes as mudanças na administração pública (Foto: Arquivo Secom)

Segundo a Secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, o ponto mais importante da gestão do Estado voltada para o servidor público é o pagamento do seu salário em dia. “Com isso, o funcionário pode honrar seus compromissos e sempre saber que naquela data certa o seu salário vai estar disponível”, conta.

Uma das importantes conquistas para os servidores do Estado foi a criação dos Planos de Cargos e Salários (Foto: Arquivo Secom)

Uma das importantes conquistas para os servidores do Estado foi a criação dos Planos de Cargos e Salários (Foto: Arquivo Secom)

Ao longo desses 13 anos de grandes mudanças na administração pública, uma das outras importantes conquistas para os servidores do Estado foi a criação dos Planos de Cargos e Salários. São esses planos que possuem os benefícios específicos para cada cargo que são distribuídos, desde progressão salarial até a definição do sistema de hora extra.

A especificação de um sistema de Fundo de Previdência do Estado também foi essencial para o fortalecimento dos servidores e a garantia de seus direitos previdenciários. Para isso, foi criada em 2005 a Acreprevidência, que passou a gerir as aposentadorias dos servidores estaduais e a gestão dos recursos previdenciários.

E além de tudo isso, os funcionários ainda contam hoje em dia com a regulamentação das gratificações, prêmios de valorização e promoções. Uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido pelo servidor público, mas acima de tudo para que ele tenha o desejo de crescer, de ir além, de conquistar cada vez mais o seu espaço.

Para que tudo isso funcione corretamente, o governo do Estado do Acre possui a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA). Sob o comando da secretária Flora Valadares, a SGA é responsável pela administração de recursos humanos, incluindo a folha de pagamento, a realização dos concursos públicos, a capacitação de servidores através da Fundação Escola do Servidor Público (Fespac), gestão patrimonial, compras e licitações públicas e o atendimento ao cidadão através da OCA.

 

A especificação de um sistema de Fundo de Previdência do Estado também foi essencial para o fortalecimento dos servidores (Foto: Arquivo Secom)

A especificação de um sistema de Fundo de Previdência do Estado também foi essencial para o fortalecimento dos servidores (Foto: Arquivo Secom)

 

Humanização

Para o governador Tião Viana, o compromisso administrativo com o servidor público não é o suficiente. É preciso ir além, é preciso que o funcionário se sinta valorizado, saiba de sua importância dentro do sistema e, acima de tudo, se sinta bem consigo mesmo, para que possa desempenhar o seu papel da forma mais correta possível. Por isso, foi criada em 2011 a Secretaria Adjunta de Humanização, que abraçou essa grande responsabilidade. Hoje, a secretaria se tornou uma diretoria dentro da Fundação Elias Mansour, dirigida pela presidente da FEM, Francis Mary Alves, a Bruxinha.

“Temos como objetivo promover a qualidade de vida e saúde dessas pessoas”, reforça a Bruxinha. “Acreditamos que assim elas prestarão um melhor serviço para a comunidade.” Não existe no Brasil nenhum órgão parecido com a Diretoria de Humanização, e, mesmo a iniciativa sendo inédita, os resultados têm surgido e as ações, conquistado os servidores.

 

Funcionalismo público foi valorizado pelo Governo do Acre (Foto: Arquivo Secom)

Funcionalismo público foi valorizado pelo governo do Acre (Foto: Arquivo Secom)

 

São programas como a implantação de ginástica laboral nas entidades públicas, com o programa Servidor em Movimento. Há também a área de apoio para saúde do servidor, que numa parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Branco leva as campanhas de vacinação direto aos órgãos públicos, sem precisar que os funcionários tenham que se dirigir até um posto de saúde.

Ainda há um programa que estimula a arte de várias formas, como a exposição itinerante de fotos dos servidores públicos, que já percorreu diversos órgãos e ainda deve chegar a muitos outros. Além disso, há o Arte Cura, que leva entretenimento aos hospitais, e a Rádio Humanizar, um projeto de música e interatividade entre os funcionários que tem feito bastante sucesso e não para de expandir seu alcance.

São estímulos como esses que ajudam a resgatar a autoestima dos servidores públicos, deixando as pessoas mais felizes, aflorando seu lado humano. Francis Mary Alves aproveita para mandar uma mensagem a todos os servidores do Estado neste 1º de maio: “A gente não constrói sonhos sozinho. Precisamos de muitas mãos e trabalho. E nessa empreitada, todos os trabalhadores têm um papel fundamental. Sem eles, nada poderia ser feito”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter