O Programa de Reabilitação e Assistência aos Fissurados da Face (PRAFF) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco realiza de 13 a 16 deste mês o mutirão de cirurgias para correção de fissuras. Serão contemplados 20 pacientes.
A abertura oficial do mutirão será nesta segunda-feira, 12, com uma palestra sobre fissura labial, na sala ambiente do curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 10 horas, com o cirurgião plástico Henrique Cintra, que falará sobre tratamento e técnicas cirúrgicas.
A ação é parte da Campanha Nacional de Fissura Lábio Palatina, promovida pela Smile Train, instituição sem fins lucrativos parceira do HC no programa.
A iniciativa visa oferecer cirurgias gratuitas em várias regiões do país. Com isso, acredita-se reduzir consideravelmente a lista de espera de pacientes por esse procedimento, beneficiando cerca de 200 pessoas.
Durante esse período, dez centros de tratamento de fissura lábio palatina de todo o Brasil receberão a visita de um cirurgião plástico de grande experiência para realizar cirurgias de reparação dessa deformidade congênita junto com a equipe local, treinando-a para otimizar o tratamento desses pacientes.
O PRAFF foi criado em 2009 e oferece acompanhamento a pessoas com fissuras na face. O programa conta com equipe composta por dentista, ortodontista, cirurgião plástico, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista.
A parceria com a Smile Train começou em 2010. A entidade financia serviços de saúde em 76 países que atendam aos quesitos de segurança, qualidade do serviço médico e resultados das cirurgias.