Mais de 35 animais estarão disponíveis para adoção durante feira

Entre os animais há alguns recolhidos pelo Centro de Zoonoses (Foto: Angela Peres/Secom)

Entre os animais há alguns recolhidos pelo Centro de Zoonoses (Foto: Angela Peres/Secom)

O amor pelos animais uniu duas adolescentes em Rio Branco em busca de conseguir melhores condições para cães e gatos que vivem em situações de urgência, como desnutrição, maus-tratos ou que foram vítimas de atropelamento. Luciana Souza, 18, e Vanessa Facundes, 17, iniciaram as atividades em prol dos animais no Natal do ano passado, quando realizaram uma campanha para arrecadação de ração. Elas conseguiram 270 quilos de alimento para os animais.

A iniciativa começou a despertar o interesse de mais pessoas que têm como propósito garantir melhores condições aos animais abandonados. Hoje já são mais de 60 voluntários envolvidos com a causa. Eles agora aguardam a fase final dos trâmites legais para a formalização do estatuto que cria a Sociedade Amor a Quatro Patas.

No próximo sábado, 14, o grupo realiza a Feira de Adoção de Animais. Serão disponibilizados mais de 35 cães e gatos para adoção. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter em mãos o documento de identificação e comprovante de endereço. A feira acontece no estacionamento do Batalhão da Polícia Militar, localizado em frente à Praça da Revolução, das 9 às 18 horas.

A programação da feira inclui ainda a apresentação do grupo de adestramento da Polícia Militar, exposição de artigos para pet shop e distribuição de material informativo para conscientizar as pessoas sobre a importância de tratar bem os animais.

“Tomamos essa iniciativa pelo amor que temos aos animais. E nosso objetivo maior é conseguir construir um abrigo para eles”, disse Luciana Souza. Enquanto o sonho não se torna realidade, os cães e gatos pegos em situação de risco são encaminhados para abrigos provisórios. “São casas de voluntários que ficam com os animais até que eles sejam adotados em definitivo”, explicou.

Parte dos cães e gatos que serão disponibilizados para adoção durante a feira é proveniente do Centro de Zoonoses de Rio Branco. De acordo com a diretora  Micheline Dantas, o trabalho realizado pelos voluntários é muito importante para complementar o serviço que é oferecido pelo centro. Os animais retirados das ruas ou entregues ao Centro de Zoonoses recebem assistência veterinária e ficam no espaço da instituição à espera de pessoas que possam adotá-los.

Micheline lembra ainda que o Centro de Zoonoses está passando por um momento delicado, já que mais de 100 animais de famílias vítimas da enchente em Rio Branco ainda estão abrigados no local. Durante a cheia, o órgão chegou a abrigar uma média de 700 cães e gatos.

“Esse grupo de voluntários foi muito presente e participou ativamente das nossas ações durante a alagação em Rio Branco. E agora estamos atuando na busca das famílias para que esses animais possam voltar para suas casas ou, em caso de desistência do dono, ser adotados”, concluiu a diretora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter