Acre assina termo que cria roteiro integrado para o Pacífico

Iniciativa da Setul mobiliza os estados do Mato Grosso e Roraima para consolidar a rota até o Pacífico (Foto: Diego Gurgel)
Iniciativa da Setul mobiliza os estados do Mato Grosso e Roraima para consolidar a rota até o Pacífico (Foto: Diego Gurgel)

Iniciativa da Setul mobiliza os Estados do Mato Grosso e Rondônia para consolidar a rota até o Pacífico (Foto: Diego Gurgel)

Com o objetivo de incrementar a atual rota Amazônia-Andes-Pacífico, o Acre, representado pela secretária de Turismo e Lazer (Setul), Ilmara Lima, assinou um Termo de Cooperação Técnica com Mato Grosso e Rondônia na terça-feira, 10, na cidade de Cuiabá (MT), para formalizar o compromisso desses Estados em formatar o roteiro, incluindo o Pantanal na rota em questão.

Esse é o quarto encontro entre os secretários de Turismo dos três Estados – Basílio de Oliveira (RO), Teté Bezerra (MT) e Ilmara Lima (AC).  A possibilidade de criação de um roteiro integrado foi discutida, inicialmente, entre Ilmara e o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, em reunião ocorrida em Brasília.

Para o diretor de Relações Institucionais da TRIP Linhas Aéreas, Victor Rafael Celestino, o roteiro entre os três Estados é uma oportunidade única para explorar belezas naturais nunca vistas em outras regiões. “Vamos levar a proposta para ser analisada, mas já adianto que será muito bem aceita pela diretoria”, disse.

Animada e com expectativa de lançar o roteiro na edição da ABAV 2012, prevista para outubro, no Rio de Janeiro, a secretária Ilmara Rodrigues lembrou que o roteiro é um sonho antigo. “Estamos muito animados. Essa é a quarta reunião que promovemos entre Mato Grosso, Rondônia e Acre. Agora, mais próximos da realidade, esperamos consolidá-lo o quanto antes”, disse.

O secretário de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro de Oliveira, destacou a importância da rota integrada em consonância com os países andinos. “Estávamos de costa para os nossos vizinhos. Agora queremos aproximação e dialogar de frente na construção de uma parceria forte com Peru, Bolívia e Paraguai, que, assim como nós, têm belezas naturais a serem exploradas”, afirmou.

Para a secretária Teté Bezerra, o encontro serviu para fortalecer a parceria. Ela destacou a importância da participação do Sebrae dos três Estados na construção do estudo de viabilidade do roteiro. Lembrou ainda que a iniciativa privada representada pelo trade de cada federação tem que se empenhar para o projeto realmente sair do papel e ser visto como produto tanto para o turista interno como externo. “Hoje o turismo de sol e de praia já é constituído,  precisamos oferecer o que temos de melhor, que é o ecoturismo, de contemplação, de aventura, sem esquecer a sustentabilidade”, completou a secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter