Há algum tempo o Acre entrou no roteiro das grandes redes hoteleiras, com a inauguração dos empreendimentos Holiday Inn, em abril de 2014, Ibis, em dezembro de 2014, e Best Western, em março de 2015, todos em Rio Branco.
O crescimento neste setor representa a consolidação do turismo de negócios, cada vez mais expressivo no Estado.
De acordo com dados levantados pelo Departamento de Planejamento e Monitoramento da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), desde a inauguração do primeiro hotel de rede até junho deste ano, os três que se instalaram aqui tiveram renda de quase R$ 6 milhões.
“Esse mesmo recorte que aponta a renda alcançada pelas três redes hoteleiras mostra também que houve um crescimento nas hospedagens, com uma quantidade significativa, inclusive de unidades habitacionais ocupadas”, disse o assessor de Planejamento da Setul, Diego Rebouças.
De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, eventos importantes realizados no Estado, como a SBPC no ano passado, e a tradicional Expoacre, que este ano teve a presença de uma comitiva peruana, são apenas alguns exemplos do quanto se dá a importância de novas redes e da qualidade dos serviços oferecidos.
“Além disso tudo, o povo acreano tem uma identidade cultural muito forte. Temos gastronomia própria, espaços históricos e muitos atrativos para oferecer tanto para o turista interno quanto para o externo”, pontua a secretária.