Ministério da Justiça fortalece cooperação para o sistema prisional do AC

Ministério da Justiça vai auxiliar o Estado a fortalecer as políticas do sistema visando a reintegração social (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ministério da Justiça vai auxiliar o Estado a fortalecer as políticas do sistema visando a reintegração social (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil na manhã desta quarta-feira, 12, a diretora-geral de políticas penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça (MJ), Valdirene Daufemback.

A visita institucional foi para conhecer os avanços do sistema prisional acreano e propor ações de cooperação para o fortalecimento das unidades.

A reunião foi acompanhada pelo diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Martin Hessel, e pela equipe técnica ministerial especializada nas áreas de alternativas penais e reintegração social.

O Ministério da Justiça é responsável por orientar o sistema prisional do país. “A equipe está aqui para acompanhar as boas práticas, ações e investimentos que estão sendo implementadas no sistema prisional do Acre”, contou Hessel.

Tião Viana contou à equipe do Depen como o Acre está desenvolvendo políticas dentro do sistema, para o processo de ressocialização dos internos, a partir de ações na cadeia produtiva, como a ampliação das hortas nas unidades prisionais, ampliação da criação de frangos e o processo de plantação de mudas para o reflorestamento. “O projeto de piscicultura é outro passo que deve ser iniciado até outubro”, contou.

A diretora-geral do Depen disse que as visitas institucionais estão sendo feitas a todos os sistemas prisionais do Brasil e parabenizou o Estado pelas iniciativas desenvolvidas nas unidades acreanas.

“Aqui nós observamos que já existem excelentes iniciativas, sobretudo nos últimos anos, envolvendo parcerias interinstitucionais com secretários de outras políticas públicas que estão gerando trabalho, renda, educação e suporte de assistência social, o que nos impactou muito positivamente”, afirmou Valdirene.

O Ministério da Justiça garante que vai auxiliar o Estado no sentido de fortalecer essas políticas visando a reintegração social.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter