PAA beneficia agricultores familiares de Assis Brasil

Comunidade de Assis Brasil comemora entrega da primeira etapa do PAA no município (Foto: Leônidas Badaró)
Comunidade de Assis Brasil comemora entrega da primeira etapa do PAA (Foto: Leônidas Badaró)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chegou a Assis Brasil na manhã de terça-feira, 11. No município, o programa vai beneficiar mais de 60 agricultores familiares com a compra da produção.

Cerca de seis escolas, um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e uma unidade de saúde vão receber os alimentos e garantir a segurança alimentar de mais de mil pessoas.

São mais de R$ 250 mil movimentados na economia de Assis Brasil apenas com a compra da produção familiar por meio do PAA, gerando renda no campo e alimentando parte da população.

O programa fortalece o trabalhador rural. É o caso do agricultor Francisco Jacinto, morador do Seringal Icuriã. Durante a solenidade, o agricultor fez a entrega de abacate, banana e feijão.

“Eu costumo dizer que esse é o melhor programa que já chegou para os produtores rurais. É um programa que eu aproveito o que perdia na minha colônia. Depois do PAA, a vida só melhorou”, afirma.

Se de um lado há os produtores rurais felizes pela possibilidade de comercialização da produção, o sentimento entre os representantes das entidades que recebem os alimentos não é diferente, como destaca Ivanir Oliveira, diretora de uma escola em Assis Brasil.

“Eu tenho mais de 300 alunos da zona rural. Esses alunos saem de suas casas 10 horas da manhã sem almoçar. Essa alimentação é importante para complementar a refeição. A gente sabe que uma criança bem alimentada tem melhores condições de aprender”, argumenta a gestora.

Frutas fazem parte dos produtos entregues pelo PAA que vai atender escolas e unidade de saúde de Assis Brasil (Foto: Leônidas Badaró)
Frutas fazem parte dos produtos entregues pelo PAA que vão atender escolas e unidade de saúde de Assis Brasil (Foto: Leônidas Badaró)

Sentimento de gratidão

O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado pelo governo federal, coordenado pelos Estados. Enquanto no Acre o PAA já foi lançado em quase todos os municípios, em muitos Estados do país ainda nem começou.

Quem conhece a realidade dos produtores rurais e a importância de um programa com tamanho alcance social para a região diz que o sentimento com o governo estadual é de gratidão.

“O sentimento é de agradecimento ao governador Tião Viana, por mais um ano a gente ter o programa aqui em Assis Brasil. São os alunos que têm uma alimentação de qualidade e os produtores que conseguem vender sua produção por um preço justo”, explica Jerry Correia, vereador do município.

Glenilson Figueiredo, gestor da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), lembrou que o PAA consolida os investimentos na produção familiar no Acre. “Esse programa fortalece a economia do município, fortalece a produção familiar, mudando a vida das pessoas que trabalham no campo”, afirma.

Produtores da agricultura familiar fizeram a primeira entrega do PAA 2015 em Assis Brasil (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores da agricultura familiar fizeram a primeira entrega do PAA 2015 em Assis Brasil (Foto: Leônidas Badaró)