Criatividade e bom humor para falar de coisa séria. É assim que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem feito durante as noites de Expoacre para alertar à população dos riscos de misturar direção veicular e bebida alcoólica.
A intenção é conscientizar, quem passa pelo Parque de Exposições, do quanto é perigoso dirigir sob efeito de álcool. Foi por meio do teatro que o órgão inovou durante a Expoacre deste ano.
Geny Polanco, coordenadora de Educação no Trânsito do Detran e idealizadora da ação, afirma que por ano em todo o país cerca de 50 mil pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito, em sua maioria provocados pela embriaguez ao volante. “A gente tenta encontrar maneiras de atrair a atenção da sociedade para conseguir diminuir esses índices tão tristes no nosso trânsito”, diz.
Durante alguns minutos, duas funcionárias do departamento se tornam atrizes e fazem da interação com o público um momento de construção de um trânsito mais seguro.
Quem passou pelo local e assistiu, aprovou a iniciativa e saiu mais consciente. É o caso da estudante Viviane Maia. “Eu achei muito criativo. Foi muito bacana porque a gente está acostumada a ver outros tipos de abordagens. Eles foram muito criativos e toda minha família gostou muito”, afirma.