“Meu coração é cheio de gratidão”, diz moradora do Carandá

“Existiram duas vidas numa só: antes de ter essa casa e agora”, afirma Tamires Noronha enquanto recolhe as lágrimas. A seu convite, a equipe da Agência de Notícias do Acre foi ao Loteamento Vale do Carandá, em Rio Branco, conhecer seu novo lar, uma realidade muito diferente daquela visualizada em novembro de 2014. Confira: Meu sonho está perto de ser realizado.

Abre o portão mostrando os canteiros e com orgulho apresenta as flores e itens de sua pequena horta. “Meu coração é cheio de gratidão. Porque só eu e Deus sabemos o que passei quando não tinha casa”, diz. Ela conta sobre a importância de ser proprietária de uma habitação, que oferece segurança para seu filho Abraão crescer.

Relembrando as dificuldades atravessadas quando vivia em área alagadiça, afirma que perdeu mais do que móveis: “Teve uma noite que, quando acordei, a água estava no pé da cama do meu filho recém-nascido. Subiu muito rápido e esse foi o momento de maior desespero da minha vida”.

A fase seguinte se iniciou em 2013, com o aluguel social, que acudiu uma situação urgente, mas não  resolveu o problema definitivamente. “Tinha que escolher entre pagar o aluguel ou dar algo melhor pro meu filho. E se, até a nossa alimentação mudou, foi por causa desse benefício”, conta.

O novo lar tem muito mais conforto para Abraão crescer (Foto: kennedy Santos)
O novo lar tem muito mais conforto para Abraão crescer (Foto: Kennedy Santos)

Receberam a chave da casa própria no começo de dezembro. Mudaram-se imediatamente. Um dia muito esperado por Tamires, que pegou sua bicicleta e pedalou tantas vezes até a construção para projetar seu futuro. “Este é o melhor presente de Natal que podíamos ter ganhado. Foi mais que uma mudança física, foi uma mudança de vida”, diz.

Não tendo mais que pagar o aluguel, parcelou uma televisão e um ar condicionado, que se somam à qualidade de vida dessa família. “A casa tem a cara do dono. Coloquei piso, modifiquei a área de serviço, instalei um balcão e tenho uma cozinha americana”, enumera as melhorias.

O Vale do Carandá fica no bairro João Eduardo II, onde foram entregues 234 residências. Nesta gestão, o governo do Estado já entregou quase 12 mil unidades habitacionais para a população em vulnerabilidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter