Planejamento é sempre válido, pensando principalmente em evitar transtornos em filas e lojas lotadas, características dessa época
Com a proximidade do Natal e o saque do 13º salário, o movimento no comércio é intensificado por consumidores em busca dos presentes de Natal, seja para a família ou comemorações do trabalho. A Diretoria de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon/AC) sempre orienta as melhores escolhas, a fim de proteger o cidadão e garantir a harmonia nas relações de consumo.
É importante, antes de qualquer coisa, definir quem receberá presentes, assim ficará mais fácil saber quanto será gasto. Estabelecer um valor máximo para presentes também é válido. Faça uma lista com os nomes dos presenteados e algumas ideias de presentes, assim evita perder horas nas lojas e em filas e já vai direto ao que interessa.
Prefira pagamentos à vista. Após usar o 13º salário para o pagamento das dívidas e organizar o orçamento, o melhor é pagar tudo a vista, mas se não for possível, fique atento às taxas de juros e quantidade de parcelas, para evitar gastos desnecessários.
Cuidado com a oferta de preços muito baixos
Desconfie de promoções “irresistíveis” e evite os preços exageradamente baixos. Segundo Daniella Barcelos, chefe do setor de reclamações do Procon/AC, é importante saber a origem do produto e verificar os selos do Inmetro e indicativo de faixa etária.
“Geralmente o barato sai caro. O melhor é escolher produtos de procedência conhecida e devidamente testados pelos órgãos competentes”, destaca Daniella. Também é importante garantir a nota fiscal da compra, pensando na troca em caso de defeito ou vício do produto.
Informe-se se é possível fazer a troca do produto, o período estipulado e se existem outros tamanhos ou modelos, principalmente no caso de roupas. Essas informação devem estar explicitas na nota fiscal do produto. Também é preciso pensar nas embalagens. Certifique-se se a loja faz pacotes para presente, caso contrário calcule a quantidade necessáriade papel, fita adesiva, laços e outros enfeites.
Se, mesmo tomando todas essas precauções, o consumidor se sentir prejudicado de alguma forma, o Procon orienta a guardar as senhas de atendimento, notas fiscais, panfletos da lojas e tudo que sirva como prova, e procurar o atendimento na OCA, Praça Rosa, munido com as cópias dos documentos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 18 horas, sem intervalo.