Biblioteca Pública altera rotina da população jovem de Cruzeiro do Sul

 

Felipe Gomes estuda para concurso público na biblioteca (Foto:  Elynalia Lima)
Felipe Gomes estuda para concurso público na biblioteca (Foto: Elynalia Lima)

De segunda a sábado das 14 às 18h o servidor público Felipe Gomes frequenta a Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade, em Cruzeiro do Sul. “Aproveito o ambiente agradável para estudar para concursos. Em casa sempre tem uma coisa para distrair, TV, internet, e aqui tenho a concentração maior”, explica.

Localizada no centro da cidade, a biblioteca atende até 180 pessoas por dia. Desde que foi reinaugurada já registrou mais de 100 mil visitas. O acervo de literatura nacional e internacional passou de seis mil livros para 21 mil exemplares de material didático e paradidático. “Acredito que é o maior presente dado à comunidade de Cruzeiro do Sul, que agradece com a boa utilização do espaço”, destaca Leônidas Neto, diretor da biblioteca.

Brenda Araújo, acadêmica de letras português é uma das monitoras no espaço criança (Foto: Elynalia Lima)
Brenda Araújo, acadêmica de letras português é uma das monitoras no espaço criança (Foto: Elynalia Lima)

O local tem três pavimentos com acervo bibliográfico e também exemplares em braile, espaço HQ, espaço criança, elevador e acessibilidade. O ambiente mais frequentado, de acordo com a direção, é o espaço projetado especialmente para o público infantil. Além dos livros e jogos disponíveis, é realizada diariamente a contação de histórias que despertam a atenção de meninos e meninas. Também é feito agendamento para visitas de escolas.

Tradição e modernidade em favor do conhecimento

Inaugurada em 1999, a Biblioteca Pública funcionava em outro prédio. Um novo espaço foi adquirido e passou por uma grande reforma e ampliação, concluída em 20 de fevereiro de 2014. Desde que foi entregue à comunidade, passou a integrar a rotina dos moradores da cidade e visitantes.

Eu venho aqui todos os dias." Jhuliane Chaves da Silva, acadêmica de matemática ( Foto: Elynalia Lima)
Eu venho aqui todos os dias.” Jhuliane Chaves da Silva, acadêmica de matemática ( Foto: Elynalia Lima)

Nos detalhes do teto, piso e paredes percebe-se a preciosidade do local. Parte dos móveis é feita com madeira moirapiranga, uma das mais duradouras da região. Na arquitetura foram mantidos os traços da estrutura anterior, que abrigava a Fundação de Cultura, e construído ao lado um novo e moderno prédio.

O telecentro, com computadores conectados à internet, é bastante procurado. Para acessar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro e aguardar a vez. “Eu venho aqui todos os dias”, comenta Jhuliane Chaves da Silva, acadêmica de matemática.

A Biblioteca Pública Padre Trindade fica aberta de segunda a sábado das 8 às 18h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter