Com início no dia 8 deste mês, a coleta de dados do Censo Escolar 2015 continua em ação no Estado, com participação de todas as equipes e funcionários dos núcleos municipais. Inicialmente prevista para se encerrar dia 31 de julho, o prazo foi estendido até 12 de agosto, devido ao grande fluxo de dados recebidos.
A extensão foi marcada para garantir o recebimento de todas as informações, já que, devido à quantidade de acessos, o sistema pode apresentar algumas falhas ocasionais.
Justino Queiroz, coordenador estadual do Censo Escolar, alerta que o trabalho da equipe não para até o fim da coleta. “O prazo será cumprido e todas as informações escolares, enviadas.”
Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o censo constitui o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, feito por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet no portal eletrônico do Inep.
As informações coletadas também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Para mais informações, acesse o site do Inep: www.portal.inep.gov.br