Peem Poronga forma 425 jovens e adultos no Juruá

O programa conseguiu, desde a sua implantação em 2005, baixar de 54% para 30% os índices de distorção idade/Série em 17 cidades acreanas

formatura_do_peem_poronga_em_cruzeiro_do_sul_fotos_mardilson_gomes_1.jpg

“É sempre uma alegria participar de momentos como estes, pois percebemos que o esforço de todos vocês valeu a pena

O Programa Especial de Ensino Médio – Peem Poronga – significou para 425 jovens e adultos do Vale do Juruá a oportunidade de recuperar o tempo perdido e ampliar o horizonte, rumo a novas conquistas. O Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, na noite de quinta-feira, 3,  foi palco do encerramento das formatura do Peem Poronga em 2011.

Com a missão de corrigir a distorção idade/série, o programa conseguiu, desde a sua implantação em 2005, baixar de 54% para 30% os índices de distorção em 17 cidades acreanas. Entre os vários motivos que fazem do programa Peem Poronga um sucesso de aprovação – em média 98% – está a maneira como o professor trabalha em sala de aula as disciplinas ministradas. O uso das novas tecnologias e a constante interação aluno/professor proporciona um ambiente diferenciado e estimulante. Nas aulas, o conhecimento prévio do aluno é tão importante quanto os assuntos obrigatórios.  

formatura_do_peem_poronga_em_cruzeiro_do_sul_fotos_mardilson_gomes_2.jpg
formatura_do_peem_poronga_em_cruzeiro_do_sul_fotos_mardilson_gomes_4.jpg
formatura_do_peem_poronga_em_cruzeiro_do_sul_fotos_mardilson_gomes_5.jpg

O Programa Especial de Ensino Médio – Peem Poronga – significou para 425 jovens e adultos do Vale do Juruá a oportunidade de recuperar o tempo perdido e ampliar o horizonte, (Foto:Mardilson Gomes)

Nas cidades onde o programa funciona as histórias de vida são as mais diversas, mas todas convergem para o mesmo objetivo: concluir o Ensino Médio.  Histórias como a de Igor Aleph da Silva que trabalhava numa fazenda em Guajará (AM), cidade vizinha a Cruzeiro do Sul, e por este motivo atrasou seus estudos, são comuns entre todos que acessam o Peem Poronga. “Graças ao Poronga concluí o Ensino Médio e agora vou me preparar para o próximo Enem”, afirma.

Verônica Souza Barroso desistiu dos estudos porque morava em local isolado e tinha dificuldades de chegar até a escola. Seu sonho é se formar em Enfermagem. “O Peem Poronga é um programa de ensino especial, mas é normal como todos os outros, não tem diferença alguma do ensino regular. Eu gostei e aconselho as pessoas que precisam a correr atrás de seus ideais. Não pretendo parar. Esta é mais uma vitória entre tantas que virão”.

Para o Secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, a parceria com a Fundação Roberto Marinho tem possibilitado ao Estado do Acre desenvolver programas especiais como o Peem Poronga.  

“É sempre uma alegria participar de momentos como estes, pois percebemos que o esforço de todos vocês valeu a pena. A existência do Peem Poronga tem permitido abrir várias janelas para jovens e adultos. Vocês não podem parar, precisam dar continuidade aos estudos. Hoje para acessar o mercado de trabalho precisamos estar bem preparados e capacitados. O Acre precisa de profissionais das mais diversas profissões, por isso a necessidade de se cultivar uma cultura de paz e amor pelo trabalho bem feito”, enfatiza.  

Emocionada e com a certeza do trabalho bem feito, a coordenadora geral do Peem Poronga no Estado, Francisca Reis, ressaltou ter a certeza de que o Acre está no caminho certo. “O Ensino Médio é apenas uma ponte que vocês irão ultrapassar e vencer, a partir de agora muitos serão os desafios na vida de cada um vocês”, observa.

Para o coordenador do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Souza, “o Peem Poronga é um programa novo e diferente. Em ocasiões como esta é que se torna mais nítida a importância da educação na vida de cada um que está recebendo o certificado, pois constatamos que o conhecimento serve para valorização de um povo. Agora todos podem olhar para trás e dizer que valeu a pena estudar”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter