O governador Tião Viana se reuniu no começo da noite desta quarta-feira, 10, com o general Sérgio Etchegoyen, chefe do Estado-Maior do Exército (EME), e parte do alto comando militar, para discutir sobre o cenário da Amazônia Legal e reafirmar compromissos institucionais. O EME também é responsável pela organização da Polícia Militar Terrestre, importante meio de proteção das fronteiras do país.
“O Exército é muito bem-vindo aqui no Acre, principalmente por ser uma instituição de solidariedade, além de exercer o papel de guardião”, disse o governador Tião Viana durante o encontro. Ele aproveitou para agradecer o papel desenvolvido pelos militares em todo o Estado e seu envolvimento principalmente nas políticas públicas de infraestrutura, e apresentou um panorama do projeto de governo no desenvolvimento econômico, educação, saúde e segurança.
O general e o governador discutiram também assuntos referentes à soberania nacional, como a questão da imigração que ocorre pela fronteira, a ferrovia que vai do Rio de Janeiro ao Peru e a possibilidade de a Brigada do Exército chegar ao Estado.
“O Exército é uma instituição federal, e eu costumo dizer que todas as instituições que servem ao público têm o mesmo patrão, que é o povo. Temos uma responsabilidade muito grande pelo zelo da segurança e da soberania, mas as políticas do governo do Estado também são fundamentais para que haja harmonia e tranquilidade para o desenvolvimento”, disse o general Etchegoyen.
Também participaram do encontro o general Mauro Filho, do 7º Batalhão de Engenharia e Construção, o general Guilherme Theophilo de Oliveira, do Comando Militar da Amazônia, o general de brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e o tenente-coronel Armindo Nunes de Medeiros Júnior.