O curso SWAT Operations (Operações de Armas e Táticas Especiais), promovido pela Polícia Militar para todos os agentes de segurança pública do Estado e da União, foi encerrado oficialmente nesta quarta-feira, 10. Os participantes da qualificação receberam as felicitações e os respectivos brevês das mãos de seus familiares e comandantes, no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE).
O curso teve 60 horas de instruções para 54 participantes, entre eles policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, agentes penitenciários e combatentes do Exército Brasileiro. Agora, esses operadores de segurança estão aptos para atuar em situações de crise, como sequestro e assalto com refém. O sargento Jeferssom Barbosa, da Polícia Militar, agradeceu a oportunidade e falou da importância de se capacitar na atividade.
“É extremamente importante que o agente de segurança esteja preparado para o combate ao crime. Este curso nos capacitou não apenas para servir à sociedade, como também para a nossa própria proteção. Agradeço ao governador Tião Viana, ao comando da corporação e ao idealizador e instrutor do curso, coronel Ulysses, sem o apoio dos quais isso não seria possível”, disse o sargento Barbosa.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio César dos Santos, ressaltou o compromisso do governo com o sistema de Segurança Pública. “Esse padrão de capacitação só é possível porque o Estado é empenhado em garantir a qualificação de nossos policiais. Isso reflete diretamente na diminuição dos índices de criminalidade e na confiança que a sociedade deposita em nosso trabalho”, concluiu.