O aprimoramento das técnicas é um fator determinante para o sucesso de todo profissional. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) iniciaram nesta segunda-feira, 8, cursos de aperfeiçoamento em costura e cabelo. Cerca de 90 profissionais serão beneficiadas com as capacitações.
O público foi identificado e selecionado pela SEPN, por meio do trabalho de incubação – processo de monitoramento dos beneficiários de pequenos negócios, em que são identificadas as necessidades dos novos empreendedores. Cada turma é composta por 15 profissionais, que receberão um treinamento de 60 horas-aulas.
Maria Lita Valente, instrutora do curso do curso de costura, observa a necessidade da qualificação: “Nesta fase do treinamento, as costureiras aprendem a manusear uma máquina industrial e fazer a modelagem de malhas. Sairão daqui melhores do que entraram, oferecendo bons serviços ao mercado”.
A costureira Denise Bezerra da Costa, 53 anos, foi contemplada com uma máquina de costura reta e agora pretende ampliar os conhecimentos. “Quero aprender técnicas de acabamento em costura e melhorar cada vez mais as peças, para conseguir cada vez mais clientes e aumentar minha renda”, ressaltou.
O secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, destaca a importância da ação. “Este momento é muito relevante, haja vista que são mulheres que já desempenham suas atividades, beneficiárias da SEPN, que já passaram por uma capacitação, receberam equipamentos e hoje estão aqui para ser recapacitadas. Então, é muito importante para elas e para nós que asseguramos o sucesso dos pequenos negócios”, disse.
As costureiras irão receber orientações técnicas nas áreas de modelagem em malharia e moda casa. Enquanto os profissionais da beleza aperfeiçoarão as técnicas de corte de cabelo masculino e feminino e colorimetria.