Usina de Arte realiza a palestra “Os Caminhos da Xilogravura”, com André de Miranda

Artista fará  um percurso sobre a história da gravura, do ano 800 até os dias atuais 

artes_vsuais_1.jpg
artes_visuais_2.jpg

Como parte do projeto do Laboratório de Práticas Artísticas da Usina de Arte, acontece nesta sexta-feira, 7, às 19h30, a palestra

Como parte do projeto do Laboratório de Práticas Artísticas da Usina de Arte, acontece nesta sexta-feira, 7, às 19h30, a palestra "Os Caminhos da Xilogravura", com o  artista plástico carioca André de Miranda, que fará um percurso sobre a história da gravura, contextualizando o surgimento da técnica da xilogravura do ano 800 até os dias atuais.  

Na palestra, direcionada a artistas, estudantes de artes e público em geral, André de Miranda apresentará um vídeo feito pela TV Paraná Educativa, que foi filmado em seu ateliê de Curitiba, em 2007. O vídeo narra toda sua trajetória de mais de 30 anos dedicados à xilogravura.  

André de Miranda está  em Rio Branco pela terceira vez. Ele veio ministrar durante esta semana, no curso de artes visuais da Usina de Arte, uma oficina de xilogravura. Em 2009, André realizou uma oficina na técnica, ocasião em que todo o trabalho feito com os alunos resultou na produção dos painéis que fizeram parte do cenário do espetáculo Levantado do Chão, peça montada pelos alunos de teatro da Usina. O projeto de formação desenvolvido na Usina de Arte é financiado com recursos do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).  

Quem é André de Miranda  

O artista André de Miranda nasceu em 1957 na cidade do Rio de Janeiro, onde trabalha e reside. Gravador, pintor, desenhista e ilustrador, iniciou sua atividade artística em 1975. Começou a estudar xilogravura em 1981 com Ciro Ferrnandes e J. Borges, no Rio, estendendo a prática com Anna Carolina Albernaz, e gravura em metal com Marcelo Frazão e Heloísa Pires Ferreira.  

Conviveu com diversos gravadores e artistas plásticos, como Samico, Iberê Camargo, Augusto Rodrigues, Scliar, Franck Shaeffer e outros. André realizou mais de cem oficinas e workshops de gravura pelo país, no Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Ministrou aulas de xilogravura nas Universidades Federais do Paraná e Mato Grosso do Sul. Teve mais de duzentas exposições individuais e coletivas de gravura, desenho e pintura. Foi membro do Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul e escreve artigos sobre gravura.  

Serviço

O quê? Palestra "Os Caminhos da Xilogravura", com André de Miranda

Quando? 7 de outubro, sexta-feira, às 19h30

Onde? Usina de Arte – Avenida das Acácias, 01 – Distrito Industrial – Zona A – Tel.: 3229-6892

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter