Visando alcançar a meta de no mínimo 80% dos grupos prioritários na vacinação contra a gripe ou influenza, o Ministério da Saúde (MS) prorrogou a campanha nacional de vacinação até 5 de junho. As doses são ofertadas em postos e unidades de saúde na capital e no interior do estado.
Os públicos alvos para tomar a vacina são: crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos, profissionais da saúde e puérperas até 45 dias, população indígena e população penitenciária.
A campanha teve início dia 4. No Acre foram aplicadas mais de 47 mil doses em todo o público alvo, o que corresponde a 27,85% da meta prevista.
“Estamos realizando assistência técnica nos municípios com baixa cobertura, com a equipe de coordenação de imunização. As equipes estão trabalhando de forma simultânea para que possamos alcançar a meta do governo do Estado”, informou Dora Holanda, gerente do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI/Acre).
Influenza
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar até mesmo à morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que de 5% a 15% da população seja acometida, e globalmente a influenza cause entre três e cinco milhões de casos graves, com 250.000 a 500.000 mortes todos os anos.