Durante reunião pública realizada no Senado com a participação dos 27 governadores do país, nesta quarta-feira, 20. Tião Viana foi o primeiro governador a se pronunciar em nome dos gestores do Norte, durante a reunião das mesas diretoras do Senado e da Câmara, em Brasília. Tião pediu a criação de um fundo de desenvolvimento para os estados, como saída para a queda nos investimentos.
Tião Viana destacou que o Acre vive um momento de oportunidades instaladas e uma situação fiscal favorável, mas ponderou que precisa do apoio do governo federal para ampliar crédito e apoio às políticas de desenvolvimento. O governador apresentou os modelos do Fundo de Investimento em Participações (FIP) como uma alternativa viável de atração de capitais para os estados.
O governador disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) cumpriu um papel relevante nos últimos anos, mas que neste momento de ajuste fiscal está com suas verbas retidas. “É preciso que o Legislativo converse com a União para criarmos uma alternativa”, defendeu.
A agenda marca uma importante etapa na discussão do pacto federativo. Entre as discussões principais consta a situação financeira dos estados e a reorganização da agenda federativa.