Políticas públicas de meio ambiente são apresentadas à embaixada americana

Modelo de desenvolvimento sustentável do Acre foi apresentado à conselheira da embaixada (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Modelo de desenvolvimento sustentável do Acre foi apresentado à conselheira (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A conselheira da Embaixada dos Estados Unidos, Mary Townswick, chegou a Rio Branco nesta segunda-feira, 18, para conhecer, em caráter de prospecção de acordos, as iniciativas de desenvolvimento sustentável realizadas pelo estado.

A agenda teve início com reunião no Gabinete Civil, durante a tarde, e contou com a presença da chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, dos titulares da Secretaria de Planejamento, Márcio Veríssimo, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Edegard de Deus, da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércios e dos Serviços Sustentáveis, Fernando Lima, do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Janaína Guedes, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Pedro Longo, da Assessoria Especial de Povos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, da assessora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Vera Reis, do coordenador do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre, João Paulo Mastrangelo.

Durante o encontro os gestores discorreram sobre as principais cadeias produtivas do estado, as indústrias que são destaque na economia local e todos os programas que são realizados com as populações tradicionais e povos indígenas. O Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que dá base a todas as políticas públicas criadas e desenvolvidas pelo governo, foi um dos principais assuntos discutidos na reunião.

A conselheira se mostrou sensibilizada com o trabalho executado pelo governo do Estado. “Estou sinceramente impressionada com a apresentação que vocês fizeram sobre todos esses trabalhos. Nas visitas que vamos fazer espero descobrir se o modelo adotado pode ser replicado em outros lugares”, disse.

Mary Townswick conheceu também os resultados da primeira etapa do CAR no Acre e do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), por meio do primeiro programa implantado, o Isa Carbono.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter