População será ouvida para definições do Plano Plurianual do Governo do Estado

Os debates do PPA acontecerão nas cinco regionais do Estado a partir da próxima semana

foto_campanhad7070fi.jpg

A partir da próxima quinta-feira, 25, o Governo do Acre começa a debater com a população das cinco regionais do estado o PPA dos próximos quatro anos (Foto: Sérgio Vale)

Estabelecer as medidas, gastos, ações e objetivos a serem seguidos pelo Governo do Estado ao longo de um período de quatro anos, são isso o que propõe o Plano Plurianual (PPA). Para isso, a partir da próxima quinta-feira, 25, o Governo do Acre começa a debater com a população das cinco regionais do estado o PPA dos próximos quatro anos.

O objetivo é que todos os municípios participem das oficinas, por isso, o secretário de Articulação Institucional, professor José Fernandes Rêgo, avisa que a participação social nas oficinas promovidas nas regionais do Baixo Acre, Purus, Juruá, Alto Acre e Envira é de extrema importância.

Além da sociedade, o professor Rêgo destaca que também serão chamados a participar dos debates sobre o PPA os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“O Plano Plurianual é uma exigência constitucional. Todos os níveis de poder têm que elaborar o PPA e encaminhar ao parlamento para ser aprovado para um período de quatro anos. Sendo válido para três anos de um mandato e um ano do mandato seguinte. Nós, por exemplo, estamos sob a vigência do PPA do governo Binho”, explica o secretário.

Acre tem avanços nas discussões do PPA

Um dos requisitos do processo de elaboração do PPA é a participação social e o secretário observa que nesta área o governo de Tião Viana está bem avançado e organizado. Professor Rêgo conta que o Acre possui modelo próprio de planejamento e vários instrumentos que estarão alinhados.

“Um deles é o Plano de Governo que foi construído ainda na campanha eleitoral, com ampla participação popular, envolvendo todos os municípios e mais de 7.400 lideranças, em 77 oficinas e 28 segmentos sociais em todos os municípios. O Plano de Governo é uma agenda estratégica, nos o transformamos numa colheita de resultados, sendo que neste instrumento há mais detalhes que no Plano de Governo”, detalha.

O secretário observa que “O Plano de Governo é traduzido na colheita de resultados e a colheita é traduzida no PPA e o PPA traduz-se no orçamento. Isso é uma conquista do nosso governo”.

Nas oficinas que acontecerão nas regionais serão eleitas as prioridades de governo. Os conteúdos que vierem das oficinas serão os elementos que vão compor o Plano Plurianual, por isso, é importante que todos os interessados em participar fiquem atentos para as datas das oficinas.
{xtypo_rounded2}
Confira a programação:

25 de agosto (quinta-feira)

Regional do Baixo Acre: Plácido de Castro, Porto Acre, Bujari, Senador Guiomard e Rio Branco;

Local: Escola Armando Nogueira – Horário: 8h

26 de agosto (sexta-feira)

Regional do Purus: Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa;

Local: Centro Cultural Sérgio Souto (Sena Madureira) – Horário: 8h

26 de agosto (sexta-feira)

Regional do Alto Acre: Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri, Epitaciolândia e Capixaba;

Local: Centro Cultural (Brasiléia) – Horário: 8h

30 de agosto (terça-feira)

Regional do Juruá: Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Porto Walter;

Local: Escola Craveiro da Costa (Cruzeiro do Sul) – Horário: 8h

30 de agosto (terça-feira)

Regional do Envira: Feijó, Tarauacá e Jordão.

Local: Escola José Gurgel Rabelo (Feijó) – Horário: 8h{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter