Estudantes da Ufac participam de campanha de doação de sangue

hemo
“Doar sangue não dói nem faz mal. Quero ser doador por muito tempo”, diz João Marques (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

 

Há cinco meses, o estudante de Engenharia Florestal João Vitor Marques, 18, fez sua primeira doação de sangue. Nesta quinta-feira, 23, ele aproveitou que o ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) estava no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, e doou mais uma vez.”A doação de sangue é muito importante e salva vidas. Pretendo continuar doando por muito tempo”, disse Marques.

Ele e seus colegas de sala participaram da campanha “No sangue está a vida – doando a seiva da vida”, desenvolvida pela Embaixada Mundial dos Ativistas pela Paz, em parceria com o Hemoacre e a Ufac, para incentivar a doação de sangue entre os alunos da universidade. Estudantes dos cursos de engenharias Florestal e Civil se dispuseram a trocar alguns minutos de aula para doar sangue.

hemo2
Estudantes aguardam pela vez de realizar a doação (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

O coordenador estadual da embaixada, João Patrício da Silva, explica que a Organização Não Governamental (ONG) atua desde 2012 na luta pela conscientização da importância da doação de sangue.

“Estamos sempre desenvolvendo ações como essas junto a escolas, faculdades, órgãos públicos e outras entidades, no intuito de levar as pessoas a entender a importância de doar sangue, os benefícios, quantas vidas podem ser salvas. Estamos muito orgulhosos desses alunos que se dispuseram a colaborar e ajudar a salvar vidas”, disse Silva.

Para a gerente de captação do hemocentro, Marlice Aquino, é fundamental desenvolver ações como essa. “Esperamos que todos que doaram hoje se disponham a tornar-se doadores efetivos, pois a doação deve ser um ato contínuo e é fundamental para ajudar a salvar vidas”, enfatizou.

Seja você também um doador!

A doação de sangue é um ato voluntário e também de responsabilidade social, já que, apesar do avanço da ciência, o sangue continua sendo um produto humano que só pode ser adquirido por meio da doação.

Podem ser doadoras de sangue pessoas na faixa etária de 16 a 69 anos, que pesem mais de 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e apresentem um documento oficial com foto. Nao é necessário estar em jejum para doar sangue. O Hemoacre está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Rio Branco – Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter