Cultura e Meio Ambiente presentes na Expoacre

Espaço destinado às crianças, Barracão Recreio está fazendo sucesso na Feira

p1050143.jpg
p1050150.jpg

As crianças têm acesso livre aos jogos ambientais, onde são trabalhados os conteúdos sobre as cidades do Acre, os rios acreanos, florestas, economia, história e gastronomia (Foto: Assessoria Sema)

O Termo de Cooperação entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Educação (SEE) e a Fundação Elias Mansour (FEM) levou para o espaço destinado às crianças a versão didática do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE), conhecido como ZEEzinho.

As crianças têm acesso livre aos jogos ambientais, onde são trabalhados os conteúdos sobre as cidades do Acre, os rios acreanos, florestas, economia, história e gastronomia. Os jogos ambientais são distribuídos em seis tabuleiros: Perguntas e Respostas, Falando Acreano, Enigma das Águas, Ocupação do Solo, Etnias do Acre, e Fiscal da Natureza. A Sema oferece também o espaço digital, onde as crianças jogam no  computador e contam com a orientação de técnicos da Sema, coordenado por Adriano Alex.

Além dos jogos, durante toda a semana as crianças poderão assistir a peças teatrais sobre meio ambiente e educação no trânsito, teatro de sombras, filmes educativos, show musical com o grupo Arte do Consumo Consciente, além de contação de estórias com os agentes de leitura da Biblioteca Pública. As atividades são organizadas pela Fundação Elias Mansour (FEM).

Outra ação da Sema na Expoacre é a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Segundo Fátima Silva, coordenadora de Educação e Difusão Ambiental da Sema, a coordenação da Expoacre solicitou a realização de uma ação voltada para a destinação correta do lixo gerado na feira de negócios. “A intenção é fazer um trabalho educativo e iniciar a implantação de uma agenda de práticas sustentáveis em todos os eventos do governo”, declarou Fátima Silva.

Foram distribuídos em locais estratégicos do parque de exposições 40 pontos de coleta seletiva, classificando o lixo seco e lixo úmido. Banners e folders com informações sobre a coleta seletiva também estão fixados e distribuídos.

Um grupo de seis jovens está trabalhando na orientação das pessoas para a coleta seletiva. E o grupo de teatro Vivarte desenvolve o trabalho de sensibilização para o cuidado em manter o ambiente limpo, colocando o lixo no lugar certo. Para a realização dessa ação, a Sema contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter