Curso formará professores para atuarem com novas tecnologias

Cerca de mil professores nos 22 municípios do Acre serão atendidos pelo projeto

professor_em_santa_rosa_do_purusjanner_gonzales_sera_multiplicador_em_seu_municipio.jpg

Professor em Santa Rosa do Purus, Janner Gonzales, será multiplicador em seu município (Foto: Eunice Caetano)

cerca_de_mil_professores_serao_capacitados_em_todos_os_municipios_foto_eunice_caetano.jpg

Cerca de mil professores serão capacitados em todas as cidades do estado (Foto: Eunice Caetano)

A Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Rio Branco, iniciou nesta terça-feira, 5, um Curso de Elaboração de Projetos para 35 professores da rede estadual e municipal. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo) Integrado e beneficiará cerca de mil professores nos 22 municípios do Acre. Participaram da abertura o diretor de inovação da SEE, Marco Brandão, e a representante do Núcleo de Tecnologia Educacional de Rio Branco, Rosa Braga.

As oficinas ocorrem no laboratório de informática do Instituto São José, em Rio Branco, até a próxima quinta-feira, 7, e abrangem professores dos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Bujari, Manuoel Urbano, Sena Madureira, Capixaba, Xapuri, Plácido de Castro, Porto Acre, Jordão, Santa Rosa do Purus e Senador Guiomard. Entres as propostas, está o desenvolvimento de atividades pedagógicas baseadas em projetos relacionados às mídias e tecnologias de educação existentes nas escolas, unindo teoria, metodologia e prática.

Durante a cerimônia, Marco Brandão destacou a importância de internalizar e adaptar nas escolas a realidade externa da integração e educação digital, buscando parcerias entre professores, alunos, prefeituras e colaboradores, além de comentar os próximos projetos a serem lançados, como o Portal NTE, o Desafio Online (que disponibilizará simulados do vestibular – modelo Enem) e os Jogos e Olimpíadas Digitais (jogos de computador com base em técnicas multidisciplinares). “Façam o melhor trabalho que puderem”, diz.

Parcerias e resultados benéficos para todos também são esperados pelos participantes. Para a professora de Manuel Urbano Priscila Karige, esse aprendizado vai colaborar com o município e com a escola onde leciona. “Apesar de algumas dificuldades, como a distância, é sempre bom ir atrás de ideias para aprimorar a relação entre os professores e alunos”, destaca.

Janner Gonzales, professor de Santa Rosa do Purus, acredita que o curso é uma contribuição para ampliar os conhecimentos em sala de aula. “O curso veio nos capacitar para o uso de tecnologias dentro e fora da sala de aula.”

A mesma capacitação acontecerá  no período de 12 a 14 deste mês, no NTE de Cruzeiro do Sul, para os professores que atuarão como formadores do curso em Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó, Tarauacá, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.

Todas estas ações estão de acordo com as propostas e objetivos do ProInfo Integrado, programa de formação continuada do Ministério da Educação que busca dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, além de promover o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série e a inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter