A Peixes da Amazônia e o governo do Estado, por intermédio da Agência de Negócios do Acre (Anac), com a ideia de promover e divulgar no mercado acreano, os produtos elaborados no Complexo de Piscicultura, firmaram parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Acre (Abrasel) para a realização da terceira edição do ‘Festival de Gastronomia da Semana Santa’. O evento será de 1 a 5 de abril, em Rio Branco.
O festival inovará no formato com a participação de 17 restaurantes da capital. “Nas edições anteriores, cada restaurante contribuía com um valor para a confecção dos aventais, banner e camisetas. Neste ano, entramos com a parceria, e os estabelecimentos irão comprar os produtos da Peixes da Amazônia”, explicou Inácio Moreira, presidente da Anac.
Oficina
Na segunda, 30, será realizada uma oficina com chefs dos restaurantes. O especialista em peixe sem espinhas e ‘cortes’, Luciano Santiago, ministrará a formação.
“Ele utilizará especiarias que tenham relação com a nossa cultura gastronômica, como jambu, tucupi, pimentas, castanha e outros sabores, e a partir daí motivará para que sejam criadas receitas que tragam um diferencial do que é servido no cardápio diário de cada restaurante”, explicou Inácio.
Para agregar valor ao evento, a Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre, também participa e apoia o festival. O projeto é idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida.
“A Escola é parceira da Peixes da Amazônia no evento com a ideia de promover a gastronomia acreana, para que as preparações e receitas agreguem o nosso sabor e identidade”, explicou Patrycia Lopes Coelho, da escola de gastronomia.
Veja a lista dos restaurantes que participam do festival
Mata Nativa
JB Grill
Pão de Queijo
Big Lanche
Água na Boca
Guia do Sabor
Sabor do Sul
Divino Fogão
Paço
Maria Farinha
La Nona
Vivenda do Camarão
Élcio Restaurante
Bonaparte
Yoshi
Fogão Mineiro
Afa Bistrô